Apoiadores e opositores de Bolsonaro criam teorias conspiratórias sobre a facada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A saúde do presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser tema de publicações em redes sociais depois que o chefe do Executivo interrompeu as férias em Santa Catarina para ser internado no Hospital Nova Star, em São Paulo, devido a dores abdominais. O termo “Força Presidente” chegou aos trending topics do Twitter, assim como “Melhoras Presidente” e “Força Capitão”, que também demonstram apoio à recuperação do mandatário. Porém, termos que remetem a teorias conspiratórias sobre o episódio da facada de 2018, além de memes, também foram compartilhados nas redes e se tornaram alguns dos mais comentados sobre o assunto.

A expressão “Fakeada”, utilizada por opositores de Bolsonaro que questionam a veracidade do atentado com faca sofrido pelo presidente durante a campanha eleitoral de 2018, é uma das teorias da conspiração que chegaram aos trending topics. “A cada dia, cada vez menos gente acredita na fakeada. Foi só uma tramoia pra ganhar eleição mesmo”, escreveu uma usuária no Twitter.

 

Outra teoria conspiratória, propagada por apoiadores do presidente nas redes desde 2018, alegam que o crime teria um mandante, e que seria um atentado por parte de partidos de esquerda. “É inacreditável que até hoje não saibamos (quem) mandou matar o Presidente!”, escreveu uma usuária.

 

Alguns políticos, como o filho do presidente e vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos), fazem coro à teoria. O parlamentar escreveu, em sua conta no Twitter, que “crer que a facada de antigo filiado do PSOL foi um fato isolado não é inocência” e que “é tudo tão claro e a história sempre mostrou isso”. Também na rede social, o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) afirmou que “a proteção dada ao Adélio Bispo é incrível e revoltante” e que “todos os envolvidos nessa trama são cúmplices”.

 

 

No entanto, as duas narrativas são rebatidas pela conclusão de dois inquéritos abertos pela Polícia Federal para apurar o caso. As investigações não encontraram indícios de armação, e apontaram Adélio Bispo, preso em flagrante, como autor do crime. Além disso, afirmaram que Adélio “agiu sozinho, por iniciativa própria, tendo sido o responsável pelo planejamento da ação criminosa e por sua execução, não contando, a qualquer tempo, com o apoio de terceiros”.

O estado de saúde do chefe do Executivo também se tornou alvo de memes nas redes. O termo “Atestado” chegou aos trending topics no Twitter com usuários alegando que a internação de Bolsonaro seria para liberar o mandatário do trabalho no primeiro dia útil do ano. “E o presidente, que terminou as férias e já meteu atestado!? Golpe mais comum pós réveillon e carnaval. Cai quem quer”, brincou um usuário.

 

 

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf