BBB libera discussões sobre política

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

É proibido falar de política dentro da casa mais vigiada do Brasil? O tema, diversas vezes, causa alvoroço nas redes sociais dependendo das falas e posicionamentos dos participantes do “BBB”, mas não é proibido pela direção do programa da Globo.

Splash apurou que o “pedido para mudar de assunto” — que aparece para os brothers em uma “minitelevisão”, acompanhado do nome do participante — só acontece quando algumas palavras consideradas ofensivas ganham destaque na conversa. “Ladrão”, “Racista” ou “Genocida”, por exemplo, são palavras que despertam um alerta na produção do programa e podem gerar um pedido para que os brothers mudem o tema.

Apesar de ser liberado falas sobre política no “BBB”, um editor de vídeo sempre sinaliza para a direção quando alguns temas podem despertar conversas polêmicas. Existe também uma equipe responsável por monitorar as redes sociais e emitir alertas sobre a repercussão de falas dos participantes no confinamento.

Já cientes de que alguns temas são delicados, há brothers que preferem utilizar códigos para citar políticos. Gilberto, Sarah e Arthur, do “BBB 21”, usaram palavras substitutas para abordar o assunto. Gil e Arthur declararam simpatia “pelo 13”, enquanto Sarah declarou “eu gosto dele” ao falar de Bolsonaro.

A política também ganhou destaque no “BBB 18”. A campeã, Gleici Damasceno, assim que saiu do confinamento com a notícia da vitória, gritou “Lula Livre”, ao vivo na Globo.

Brothers e sisters são orientados pela produção do reality e não podem, de forma alguma, abordar alguns assuntos no confinamento. O principal deles é sobre “bastidores”. Os participantes do “BBB” são orientados a não revelar — nem mesmo quando eliminados — como são os bastidores da atração.

Eles não podem fazer comentários sobre os câmeras, possíveis barulhos feitos pela produção, conversas no Confessionário, e são totalmente proibidos a recordar como foi o pré-confinamento no hotel.

Além disso, os participantes também são proibidos de citar marcas que não sejam patrocinadoras do “BBB”. Muitos aproveitam para falar “do restaurante do amigo” ou da “marca de roupa preferida”, mas recebem a chamada de atenção.

Alguns assuntos também podem gerar um alerta ao longo do programa, dependendo da repercussão do tema. Se os brothers insistem em um “assunto proibido”, podem ser punidos e perder as desejadas estalecas, prejudicando todo o grupo.

O “BBB 22” tem estreia marcada para amanhã, 17 de janeiro.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf