Biden tenta acabar com leis eleitorais que dificultam voto das minorias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Anadolu Agency/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu nesta semana, em Atlanta, uma reforma das leis eleitorais do país, em uma tentativa de acabar com as leis estaduais dos republicanos que, segundo especialistas, dificultam a votação das minorias.

Acompanhado de sua vice, Kamala Harris, Biden utilizou de uma linguagem mais assertiva para defender as mudanças, em um indicativo de que pode mudar a estratégia adotada em 2021, quando mantinha um tom mais conciliador para resolver embates com o partido republicano.

“É um problema ter muitas pessoas votando para os republicanos da Geórgia. Eles querem que a vontade dos eleitores seja uma mera sugestão. Tenho tido conversas fechadas com congressistas nos últimos dois meses. Mas cansei de ficar quieto”, disse em tom agressivo.

Para isso, o presidente defende a aprovação de duas novas leis que ampliem o acesso ao voto. A primeira delas é a Lei de Liberdade para Votar, que prevê uma padronização dos procedimentos eleitorais como registro, voto pelo correio e controle de doações a campanhas eleitorais – atualmente cada estado tem sua própria regra.

A segunda, chamada de Lei John Lewis, tem como objetivo facilitar o acesso de minorias como negros, hispânicos e latinos, com punições para estados e governos que continuarem a dificultar os novos processos. Os projetos, no entanto, seguem bloqueados pelos republicanos no Senado, que exige no mínimo 60 votos para ser levado adiante.

“Apoio a mudança das regras do Senado, de qualquer forma que precisem ser alteradas, para impedir que uma minoria de senadores bloqueie ações sobre direitos de voto. Que prevaleça a maioria”, disse Biden. “E se esse mínimo for bloqueado, não temos opção a não ser mudar as regras do Senado, incluindo livrar-se da obstrução por isso.”

O discurso, apesar de algumas críticas devido à falta de um plano de ação sólido, ganhou apoio de uma coalizão de ativistas que anteriormente haviam optado por não participar do evento.

Em mais um sinal de sua mudança de tom, Biden aproveitou ainda para dizer novamente que a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2020, foi estimulada por um “ex-presidente derrotado”. Na semana passada, quando o ato completou um ano, o presidente já havia acusado Donald Trump de ser uma contínua ameaça à democracia.

“Precisamos ser absolutamente claros sobre o que é verdade e o que é uma mentira. Aqui está a verdade: um ex-presidente dos Estados Unidos da América criou uma rede de mentiras sobre a eleição de 2020. Ele fez isso porque valoriza o poder acima dos princípios”, disse.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf