Bolsonaro e PL procuram marqueteiro “milagroso”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Integrantes do comitê de campanha de Jair Bolsonaro se reuniram nesta terça-feira no Palácio do Planalto para discutir as estratégias para a reeleição do presidente. Um dos temas principais da conversa foi a necessidade de definir o mais rápido possível um marqueteiro para reposicionar a imagem de Bolsonaro. A avaliação do grupo é que o presidente, em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, precisa voltar a dialogar com o eleitor mais moderado que apostou nele em 2018 contra o PT, mas agora reprova o governo.

Participaram do encontro o presidente do PL, Vademar Costa Neto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os ministros Ciro Nogueira, da Casa Civil, e Fabio Faria, das Comunicações. O ministro Onyx Lorenzoni, de Trabalho e Previdência, se ausentou por ter testado positivo para a Covid-19. O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), que deve integrar o grupo e já esteve em um encontro, também não participou.

Segundo apurou O GLOBO, Valdemar Costa Neto ficou com a atribuição de indicar um profissional de marketing político de confiança da legenda para o posto. Na semana passada, Bolsonaro recebeu no Palácio do Alvorada o marqueteiro Paulo Moura, do Pernambuco, apresentado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado. O profissional, porém, já é considerado descartado por Bolsonaro.

O comitê da campanha não gostou de Moura ter sido levado diretamente ao presidente pelo ministro do Turismo, sem o aval do grupo. Também repercutiu mal internamente o fato de que o marqueteiro poder ter turbinado a experiência profissional, como mostrou O GLOBO.

Moura foi apresentado com a credencial de ser marqueteiro do governador Wellington Dias, do Piauí, e de ter atuado e uma centena de campanhas eleitorais, incluindo uma presidencial do ex-governador de São Paulo , Geraldo Alckmin, a presidente em 2018. Entretanto, dados públicos e depoimentos de pessoas para quem Moura teria prestado serviços indicam que o currículo apresentado a Bolsonaro pode ter sido inflado pelo marqueteiro.

Ao GLOBO, na semana passada, Moura disse que havia se encontrado no Palácio do Planalto com Flávio Bolsonaro e com o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Nesta terça-feira, Flávio negou aos integrantes do comitê de campanha que tenha se reunido com o marqueteiro. Disse que um encontro ficou de ser agendado, mas não chegou a ser marcado.

Como mostrou O GLOBO, o comitê de campanha foi montado para tentar reverter mais rapidamente o cenário adverso para Bolsonaro. Primogênito do presidente, Flávio é a pessoa de maior confiança de Bolsonaro e terá a missão de fazer a interlocução entre o time político e outros grupos que apoiam Bolsonaro.

Já Valdemar Costa Neto assumiu a dianteira da coordenação campanha, incluindo a organização dos palanques no estado. O cacique do Centrão tem atuado próximo a Ciro Nogueira que tem se mapear as ações do Executivo que possam ser exploradas positivamente.

Faria reforça o time, já que a Secretaria Especial de Comunicação Social, departamento estratégico para a reeleição, está sob seu guarda-chuva. Já Onyx Lorenzoni, um dos coordenadores da campanha de 2018, se mantém no núcleo duro, mas tende a se afastar da tarefa para cuidar de sua campanha ao governo do Rio Grande do Sul.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf