Braga Netto questiona Barroso sobre “fragilidades” do sistema eleitoral

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andre Borges/NurPhoto/Getty Images

O Ministério da Defesa passou a ser tratado por Jair Bolsonaro como uma espécie de anexo do comitê de reeleição.

Essa foi a mensagem o presidente-candidato transmitiu, ontem, ao anunciar que o ministro Walter Braga Netto “fez alguns questionamentos” ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, “sobre fragilidades da urna eletrônica”.

Desde 2018, Bolsonaro divulga suspeitas sobre a lisura do sistema de voto eletrônico, sem apresentar uma única prova. E ele se elegeu sucessivamente nas últimas três décadas pelas urnas eletrônicas, sem reclamações.

A partir do momento em que foi superado por Lula nas pesquisas de intenção de voto, em meados do ano passado, transformou a urna eletrônica em alvo, sempre acenando com a possibilidade de não aceitar outro resultado na disputa presidencial que não seja sua reeleição.

Nessa ofensiva de campanha contou com o auxílio de Braga Netto. Ele usou o Ministério da Defesa para, em discurso, legitimar as suspeitas — sem provas — do candidato. Entre outras, mobilizou o comando da Marinha para um insólito desfile de carros de combate na Esplanada dos Ministérios no dia em que o Congresso rejeitou o projeto bolsonarista de retrocesso ao voto impresso.

“Não tenho preocupação com o TSE”, disse Bolsonaro à saída do hospital paulistano onde se submetera a uma desobstrução intestinal. “As Forças Armadas foram convidadas pelo ministro Barroso a participar das eleições” — nada inédito porque sempre participaram. “Aceitamos, vamos participar de todo o processo”, comentou, como se Exército, Marinha e Aeronáutica fossem seções governamentais e não organismos de Estado.

Prosseguiu: “A Defesa agora fez alguns questionamentos ao ministro Barroso, do TSE, sobre fragilidades da urna eletrônica. Estamos aguardando a resposta. Pode ser que ele nos convença. Mas se nós não estivermos errados, pode ter certeza que algo tem que ser mudado no TSE. […] O Brasil merece eleições limpas e transparentes.”

Não se sabe o que e como o candidato pretende “mudar” na Justiça Eleitoral, caso o ministro da Defesa apresente uma “resposta” que não seja adequada à sua tática de campanha.

Da mesma forma, não se conhece o método e os resultados da investigação que o governo diz ter realizado sobre a recente invasão das redes eletrônicas da administração federal. A Defesa silenciou sobre essa grave violação da segurança nacional.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf