Câmara aumentou gastos com publicidade à véspera do ano eleitoral

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Foto: Reprodução

Os gastos da Câmara com publicidade saltaram no ano pré-eleitoral. O custo da divulgação da “atividade parlamentar” aumentou 25% de janeiro a novembro de 2021 em comparação com igual período de 2020. Foram distribuídos R$ 53 milhões no ano passado e R$ 42 milhões no ano anterior. A publicidade foi o principal gasto da verba dos parlamentares. Em segundo lugar ficou o aluguel de carros, com R$ 24,9 milhões entre janeiro e novembro. A “divulgação da atividade parlamentar” compreende desde o uso de outdoors até a manutenção de redes sociais (não monetizadas) dos parlamentares, passando pelo uso de panfletos e de publicações de revistas e jornais sobre os mandatos.

O gasto com alimentação dos deputados também disparou: aumento de 132% na mesma comparação. Nesse caso, parlamentares colocam a culpa na pandemia, que teria reduzido as visitas aos restaurantes em 2020.

O PROS foi o partido que mais gastou dinheiro público para a divulgação de atividade parlamentar na Câmara, em termos proporcionais ao tamanho das bancadas.

Os dez deputados do PROS gastaram R$ 1,4 milhão ao longo de 2021 com publicidade, média de R$ 140 mil por cabeça. Atrás dele vem o PDT, com 24 deputados e um gasto total de R$ 3,3 milhões.

Ou seja, não basta para os deputados operar um orçamento farto em emendas: eles ainda precisam “divulgar” os “feitos” de seus mandatos.

Daniel Silveira (PSL-RJ) gastou parte da sua cota de divulgação da atividade parlamentar no período em que esteve preso por desrespeitar o uso da tornozeleira eletrônica: foram R$ 20 mil entre outubro e novembro, pagos a uma agência de comunicação, incluído no pacote o serviço de manutenção de redes sociais dele.

Mas, segundo a assessoria do deputado Daniel Silveira, desde que ele foi proibido pelo Supremo de utilizar suas redes sociais, em fevereiro, a comunicação do mandato passou a ser realizada por meio de material impresso.

Estadão

 

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