Cirurgião diz que só ele dirá se Bolsonaro precisa ser operado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Responsável por acompanhar o quadro clínico de Jair Bolsonaro, o médico Antônio Luiz Macedo afirmou que ainda não é possível saber se o presidente da República precisará ser operado. Macedo está fora do país e deve chegar em São Paulo na madrugada de terça-feira (4), por volta das 2h, para examinar Bolsonaro e decidir qual será o tratamento. O presidente está internado desde a madrugada desta segunda-feira (3) para tratar de uma obstrução intestinal.

“Ainda não dá para falar se o presidente precisará ser operado ou não”, disse Macedo ao Valor. “O cirurgião sou eu e quem vai decidir sou eu. Eu preciso fazer um exame clínico, de apalpação de abdômen. Não adianta nada exame [de imagem] como uma tomografia. É o exame clínico que vai determinar”, afirmou o médico cirurgião. “Vou operar se achar necessário”, disse. “Mas, por enquanto, não existe nada. Não dá para dizer nem que sim nem que não [operar]. Vou sentir pelo quadro clínico”.

Macedo está em férias nas Bahamas e deve chegar ao Brasil entre 1h e 2h desta terça-feira. O médico disse que segundo informações passadas por sua equipe sobre Bolsonaro, “está tudo sob controle”. “Ele está bem, está estável. Não dá para adiantar [qual será o tratamento]”, afirmou.

“É a segunda internação com os mesmos sintomas, como consequência da facada e quatro grandes cirurgias”, escreveu Bolsonaro, sobre ataque que sofreu em Minas — Foto: AP Photo

Macedo operou Bolsonaro em 2018, quando o então candidato à Presidência levou uma facada na região abdominal. Desde então, o cirurgião acompanha o presidente. Bolsonaro, que já foi submetido a quatro cirurgias.

No ano passado, o presidente ficou internado em São Paulo para tratar de uma obstrução intestinal, mas não precisou ser operado. Macedo disse que desta vez pode ser que Bolsonaro também não tenha que ser submetido a uma cirurgia.

Bolsonaro está internado em um hospital particular, o Vila Nova Star, na capital paulista. O presidente interrompeu suas férias no litoral de Santa Catarina após o problema intestinal e viajou para São Paulo para fazer exames. Em boletim médico, o hospital afirmou que Bolsonaro está “estável”, tem um quadro de “suboclusão intestinal” e afirmou que por enquanto não há previsão de alta.

Pelas redes sociais, o presidente disse ter começado a passar mal depois do almoço desse domingo (2) e afirmou ter chegado ao hospital às 3h. No Twitter, Bolsonaro publicou uma foto deitado na cama do hospital, com uma sonda nasogástrica.

“Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal”, escreveu na rede social. “É a segunda internação com os mesmos sintomas, como consequência da facada e quatro grandes cirurgias”, afirmou o presidente, citando a facada que levou em setembro de 2018, durante a campanha presidencial.

O presidente estava em férias no litoral catarinense e pretendia ficar lá até esta segunda-feira. Bolsonaro estava no Estado desde o dia 27 e disse que não iria interromper suas férias, mesmo diante da tragédia na Bahia, com as chuvas que mataram mais de 25 pessoas. Antes do Natal, o presidente tirou férias no Guarujá, litoral paulista, entre os dias 17 e 23.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf