
Coroa britânica abandona príncipe envolvido em escândalo sexual
Foto: JOHN THYS / AFP
O príncipe Andrew, terceiro dos quatro filhos da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, perdeu seus títulos militares e não será mais chamado de alteza, disse o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira. O anúncio veio um dia após a Justiça americana recusar um pedido para arquivar um processo em que ele é acusado de agredir sexualmente uma mulher que, na época, tinha 17 anos.
Entenda:Príncipe Andrew pode perder o título de duque de York caso seja declarado culpado em processo de abuso sexual
Em uma nota, a Coroa disse que, “com o aval e endosso da rainha, as filiações militares e associações reais do duque de York serão devolvidas”, usando o título oficial do príncipe de 61 anos. O comunicado diz ainda que ele continuará afastado das atribuições públicas, como está desde 2019, e responderá à ação nos Estados Unidos como um civil.
Ele também não usará mais o título “Sua Alteza Real” e suas antigas atribuições serão distribuídas entre outros integrantes da família real. A mesma demanda foi feita ao príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, quando decidiram abandonar suas atribuições oficiais e se mudaram para os Estados Unidos.
Na quarta-feira, o juiz distrital de Manhattan, Lewis Kaplan, rejeitou a petição dos advogados do príncipe britânico para que fosse arquivada a ação civil movida contra ele pela advogada americana Virginia Giuffre. Ela abriu o processo contra Andrew em agosto do ano passado, acusando-o de forçá-la a fazer sexo em 2001, quando ainda era menor de idade.
Os encontros entre os dois teriam sido intermediados pelo financista Jeffrey Epstein, acusado de exploração sexual de menores, e pela socialite britânica Ghislaine Maxwell, sua ex-companheira e sócia. Epstein morreu na cadeia em 2019, e Maxwell foi, no fim do ano passado, considerada culpada por tráfico sexual e abuso de menores.
De acordo com Kaplan, é prematuro considerar a ofensiva do príncipe para pôr em dúvida as alegações de Giuffre de que ele a agrediu e intencionalmente lhe causou sofrimento emocional. Segundo o juiz, Andrew, que nega as acusações, terá a oportunidade de provar sua alegação em um julgamento.
O magistrado disse que também era cedo demais para decidir se Giuffre e Epstein, acusado de aliciar a então menor para sua rede de exploração sexual, pretendiam evitar que pessoas que usavam essa rede, como Andrew, fossem alvo de processo sob um acordo firmado em 2009. No acordo, Giuffre concordou em “não processar outros potenciais réus” — algo que os advogados de Andrew apontavam como justificativa para o arquivamento da ação.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf