Economistas dizem que inflação e desemprego subirão e crescimento cairá

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência O Globo

Apesar do recuo da taxa de desemprego de 12,6% para 11,6% no trimestre de setembro a novembro de 2021, conforme divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (28), a expectativa dos especialistas para o ano de 2022 não é de um ritmo melhor na evolução dos empregos no Brasil, e sim de uma redução.

Em entrevista à CNN, a economista e sócia-diretora da Tendências Consultoria, Alessandra Ribeiro, afirmou que as baixas expectativas de crescimento da economia e a inflação elevada devem ser pontos desafiadores para o mercado de trabalho e para a renda das famílias.

“O mercado de trabalho vai sofrer contração e a taxa de desemprego deve seguir alta”, disse.

“Há algum espaço de geração de empregos com a volta dos serviços presenciais e inclusão dos trabalhadores informais, mas o pouco poder de barganha [dos informais] para negociar salários maiores vai continuar afetando o rendimento médio em 2022 de maneira negativa”, avaliou.

Ribeiro disse também que destacaria “serviços essenciais e construção civil como grandes vetores de emprego ao longo de 2022”, e afirmou que não vê muito espaço de crescimento no agro e na indústria devido ao uso intensivo de maquinários, e não funcionários, nesses setores.

A última PNAD mostra que o comércio foi o grande responsável pelo avanço da taxa de ocupação observada. O setor absorveu 719 mil pessoas a mais nos três meses até novembro em relação ao período anterior, uma alta de 4,1%.

A indústria também contribuiu, com crescimento de 3,7% nas contratações no período, o que representa um acréscimo de 439 mil pessoas.

Já o segmento de alojamento e alimentação, destacado pelo IBGE como um dos mais prejudicados desde o início da pandemia de Covid-19, mostrou alta de 9,3% no contingente de trabalhadores, ou 438 mil empregados a mais.

CNN Brasil  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf