França denuncia desmatamento e corrupção no Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: JACQUES WITT/AFP

O governo da França colocou a condição de que o Brasil adote medidas contra o desmatamento e a corrupção para que tenha seu voto favorável à entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O país ainda enfatizou que o ingresso de qualquer país ao bloco só é possível com aprovação unânime dos demais membros.

“A França estará extremamente atenta durante todo este processo para obter de todos os candidatos progressos sérios, concretos e mensuráveis no terreno em diversas áreas prioritárias, particularmente na luta contra o desmatamento e a mudança climática, na proteção da biodiversidade, em medidas contra a corrupção ou na abertura das economias”, declarou o governo Francês em carta.

Na semana passada, o governo brasileiro recebeu carta do bloco econômico com convite para iniciar as negociações para adesão depois de aprovação do Conselho de Ministros do grupo. Além do Brasil, também receberam convite a Argentina, Peru, Bulgária, Croácia e Romênia. A previsão é que as negociações aconteçam ao longo do período de três a cinco anos.

O convite foi celebrado pela equipe do Palácio do Itamaraty, que tinham a adesão à OCDE como prioridade na agenda diplomática brasileira desde o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003). No entendimento da pasta, a carta divulgada pela França foi um recado direcionado ao Brasil, uma vez que o presidente Emmanuel Macron mantém postura crítica ao governo Bolsonaro, sobretudo nas discussões que envolvem as políticas climáticas e ambientais do presidente brasileiro.

Além de questões ambientais, a organização adotou a exigência de padrões econômicos e educacionais para os países cotados. Segundo informações do Poder360, O Brasil já adotou mais de 100 das 253 condições da OCDE. Para sanar os demais que faltam, serão necessárias mudanças de políticas econômicas, como a reforma tributária e a diminuição no número de estatais.

Congresso em Foco 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf