Marina diz que Bolsonaro incentiva crime ambiental

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre Schneider/VEJA

Marina Silva (Rede) lamentou o desmatamento recorde na Amazônia no ano passado, que chegou a 10.362 quilômetros quadrados, o maior dos últimos dez anos, segundo dados do Imazon.

A área devastada é equivalente a metade do estado de Sergipe. A destruição de terra nativa em 2021 foi 29% maior do que a registrada em 2020, ano que já havia sido recorde, segundo o monitoramento do instituto feito com imagens de satélite.

Apesar do lamento, Marina disse não se surpreender, dado que é evidente que o governo de Jair Bolsonaro tem postura contra a proteção da Amazônia e em favor de grupos de interesse econômico na região, como garimpeiros e setores do agronegócio.

“A agenda [da preservação] foi completamente abandonada e o desmatamento está fora de controle. Não tem como não ser diferente na realidade deste governo”, disse a ex-presidenciável e ex-ministra do Meio Ambiente.

Marina considerou como “confissão de culpa” a fala de Jair Bolsonaro no início da semana em um evento do Banco do Brasil sobre crédito rural que reuniu representantes do agronegócio. O presidente comemorou na ocasião a redução de 80% do volume de multas do Ibama.

Para a ex-ministra, a queda não se deve ao menor número de crimes ambientais no período, pelo contrário. Ela ocorre pelo desmantelamento e pela cooptação dos órgãos de fiscalização.

“Temos aí uma perversa combinação de um governo que tem como política não ter política ambiental, que empodera aqueles que cometem crimes contra o meio ambiente e que estimula a prevaricação e a omissão dos agentes públicos na proteção da nossa floresta”, disse Marina ao Radar.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf