Mercadante diz que Lula focará população e não banqueiros em programa econômico

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante disse nesta sexta-feira (14) que o futuro plano de governo do PT será dedicado à economia popular, e criticou o debate politico focado apenas na “agenda da Faria Lima”.

“Nós temos interesse em debater ideias, apesar que muitas vezes a cobertura é quase monotemática. A única agenda que parece interessar uma parte do debate político é a agenda da Faria Lima. Existe outra agenda: são 19 milhões de pessoas passando fome, 32 milhões de pessoas na economia informal, inflação arrebentando o custo de vida das pessoas, os reajustes salariais muito abaixo da inflação. Não era assim no nosso governo”, afirma o petista.

Mercadante participou de uma reunião com um núcleo composto por economistas, em encontro realizado na Fundação Perseu Abramo, na zona sul de São Paulo, que ele preside. Além dele, estiveram presentes o ex-presidente Lula e nomes ligados à legenda, como Gleisi Hoffmann, presidente do PT; Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda; e Tereza Campello, ex-ministra de Desenvolvimento Social.

Na mesma linha, Gleisi Hoffmann criticou “a agenda da Faria Lima”. Segundo ela, o plano de governo petista terá como prioridade a garantia de renda e emprego para a população mais pobre.

“Nosso foco é na economia popular. Ou seja, como tirar as pessoas da vida triste que estão vivendo. E não é para responder ao mercado brasileiro. Aliás, achamos que está na hora de o mercado dizer o que vai fazer pelo Brasil e pelo povo brasileiro.”

Embora Lula ainda não tenha candidatura oficializada, o núcleo composto por 83 economistas discute propostas e analisa o cenário político em 2022. Os representantes do grupo econômico ligado à Fundação Perseu Abramo fazem questão de dizer que não falam em nome de Lula ou do PT.

O núcleo econômico ligado ao ex-presidente Lula também avalia propostas de enfrentamento ao aumento de preços e da não privatização de estatais, a exemplo da Eletrobras, que está nos planos do governo Jair Bolsonaro (PL).

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf