Mercado está animado com o governo Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

Na ausência de uma Carta ao Povo Brasileiro, os donos do dinheiro no Brasil estão mais analíticos, e aproveitando fiapos de informação econômica que são deixados. Mapeando a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, nas pesquisas de intenção de voto, entes do mercado já começam a precificar um novo governo Lula. Entre investidores, aparece certo otimismo — e um pouco de wishful thinking — em relação a qual Lula ocuparia o Palácio do Planalto, mas sem as indicações concretas de seus planos de governo. A defesa do ex-tucano Geraldo Alckmin como vice virou um ativo interessante para o mercado. Economistas e investidores comentam, entre grupos de WhatsApp e cafezinhos na Faria Lima, que Alckmin é uma sinalização importante de que o PT manteria-se equilibrado entre a retórica para manter sua base e a adoção de propostas não tão heterodoxas. Mas não é só isso.

Jogando parado e falando para sua base, Lula faz alguns movimentos que parecem calculados — mas, ainda, um pouco com ressentimento. Sinaliza a revisão da reforma trabalhista do ex-presidente Michel Temer, enquanto deixa claro que deve manter intactos os pontos mais importantes das alterações — como mostrou o Radar Econômico. Até o ex-presidente Temer minimizou as intenções de Lula. Mapeando o que o pré-candidato diz e faz nos bastidores, o mercado começa a avaliar oportunidades num possível novo governo petista. Começa a calcular quais os setores poderiam ser beneficiados por um eventual novo governo Lula, olhando para o passado. A expectativa de mais políticas de distribuição de renda estimulam investimentos no varejo. Com uma tendência por mais investimentos públicos, entes do mercado começam a olhar com mais carinho para papéis da construção civil. No pregão desta quarta-feira, 19, na esteira de uma entrevista de Lula a sites de esquerda, o Ibovespa fechou em alta de 1,26%, aos 108.013 pontos. O dólar caiu 1,70%, a 5,465 reais.

O ex-presidente ainda não escolheu um “Posto Ipiranga” que sinalize ao mercado os ditames de sua política econômica. E não vai ser tão cedo. Uma pessoa próxima ao ex-presidente afirma que ele vai demorar para dar essa sinalização, e só deve fazê-la se oscilar negativamente nas pesquisas, para arraigar outras esferas do eleitorado. “Lula não tem em quem confie para deixar a economia na mão. Não vai deixar na do Aloizio Mercadante, do Nelson Barbosa ou do Guido Mantega. Até que tenha a noção do tamanho do problema, vai medir quem ele tem buscar. Ele vai ser forçado a fazer isso se oscilar”, diz essa fonte. Outro nome que fez parte das gestões petistas afirma que Lula não adotará medidas radicais no campo econômico, mas que está priorizando o diálogo com o mercado por meio de alianças políticas, não com economistas que possam ser apontados como futuros membros de uma eventual equipe econômica.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf