Milhares saem às ruas contra aumento de combustíveis

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Getty Images

A ex-república soviética do Cazaquistão, na Ásia Central, enfrenta nesta terça-feira (3) o terceiro dia consecutivo de protestos contra contra o aumento dos preços dos combustíveis.

É a maior demonstração pública de insatisfação em décadas no país.

As manifestações eclodiram durante o fim de semana na cidade de Zhanaozen, na região oeste do país, área de forte exploração de petróleo.

Desde então, as demonstrações se espalharam por várias cidades, incluindo a capital, Nursultan.

Em Zhanaozen, trabalhadores foram às ruas pedindo melhoria de salários e condições de trabalho, exigindo ainda que o preço do gás seja reduzido pela metade.

O presidente do país, Kassym-Jomart Tokayev, afirmou que os preços vão sofrer redução nos próximos dias, mas que novos cortes são impossíveis devido aos custos de produção.

“As forças policiais foram instruídas para manter a ordem pública. Os demonstradores devem mostrar responsabilidade e vontade de dialogar ”, afirmou Tokayev.

Segundo relatos da imprensa independente, as autoridades cortaram a internet em várias áreas do país, bloqueando ainda sites de notícias. Também detiveram repórteres enviados para as manifestações.

Protestos são raros no Cazaquistão, país não-democrático onde a vida pública é rigidamente controlada.

O atual presidente assumiu o cargo em 2019, escolhido a dedo como sucessor pelo líder fundador do país, Nursultan Nazarbayev.

Nazarbayev governou o Cazaquistão desde 1989, e mantém o controle do país como presidente do conselho de segurança e “Líder da Nação”.

Esse título que lhe concede privilégios únicos na formulação de políticas, bem como imunidade judicial.

 

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf