Moro e Doria elegem Lula como alvo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira e Michael Mello/Metrópoles

No seu pior momento, condenado e preso há meses em Curitiba, acusado de roubar e de deixar roubar, Lula liderava todas as pesquisas de intenção de voto faltando cerca de 40 dias para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018.

Acreditava que concorreria à eleição na condição de sub-judice. E que uma vez eleito, a Justiça não teria peito para impedi-lo de assumir o cargo. Ela o tornou inelegível antes, e ele foi obrigado a ceder o lugar a Fernando Haddad, derrotado por Bolsonaro.

Salvo o acaso, Lula será o candidato mais votado em outubro E a manter-se o quadro atual, poderá liquidar a fatura no primeiro turno. Há um ano, Bolsonaro era favorito a se reeleger. Hoje, corre o risco de ficar de fora de um eventual segundo turno.

Em quem você concentraria seu poder de fogo durante a campanha caso fosse um dos candidatos a presidente pela chamada terceira via? Em Lula ou em Bolsonaro? Igualmente nos dois? Seu desafio seria provocar um segundo turno e disputá-lo.

O ex-juiz Sergio Moro é pré-candidato desde que se filiou ao Podemos em novembro último. João Doria, governador de São Paulo, é candidato desde que nas prévias do PSDB venceu Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.

Moro é o terceiro colocado nas pesquisas, na faixa dos 6% a 8% das intenções de voto. Doria está na rabeira com algo como 3%. Moro e Doria dão sinais de que escolheram Lula para principal saco de pancada, não Bolsonaro em situação bem mais frágil.

Faz sentido? Parece que não. Em 2002, José Serra, candidato do PSDB contra Lula, era apoiado pelo presidente Fernando Henrique. Fora ministro da Saúde. Mesmo assim apresentou-se como o candidato da mudança, não da situação. Perdeu.

Teria sido eleito como candidato da situação? Dificilmente. O governo àquela altura era muito mal avaliado. Só restou a Serra distanciar-se dele sem, no entanto, distanciar-se em excesso. Venceu Lula, que era de fato o candidato da mudança.

Há derrotas inevitáveis por mais que as campanhas sejam bem conduzidas. Há outras que erros cometidos explicam o resultado. Só depois se sabe. Não há ciência no que tem por base a emoção, nem pode haver. A história se conta depois que ela acaba.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf