Moro inventa qualquer coisa para criticar chapa Lula-Alckmin

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá/AFP

Com críticas à aproximação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido), o pré-candidato do Podemos à Presidência da República, Sergio Moro, participou nesta quarta-feira (26) da filiação do deputado estadual Arthur do Val e de outros nomes do MBL à sua legenda.

Moro fez afagos ao movimento, que ajudou a organizar protestos a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff desde 2015 e deve agregar uma base digital à sua candidatura. No discurso, fez ataques indiretos ao PSDB, embora já tenha conversado com o governador de Sâo Paulo João Doria, pré-candidato tucano à Presidência, sobre terceira via.

— Não é possível que a cada quatro anos nós tenhamos sempre as mesmas coisas. Quando a gente vai ver no fundo, como hoje tem esse movimento do ex-governador Alckmin em direção do PT, será que é tão diferente assim? Então a gente precisa ter realmente uma cara nova — afirmou Moro.

Segundo ele, é preciso “acabar com essa história de a cada quatro anos pensar entre PSDB e PT”. Ao comentar a criação de uma candidatura de terceira via, o ex-juiz da Lava-Jato afirmou que essa negociação não deve ser feita “entre partidos políticos”:

— União da terceira via não é entre partidos políticos. É entre movimentos, partidos, pessoas. É o que tá acontecendo hoje (filiação de integrantes do MBL).

Na manhã desta quarta-feira, antes da filiação, Moro havia se reunido com outro grupo que atuou fortemente na internet a favor do impeachment de Dilma e em defesa da Lava-Jato: o Vem Pra Rua. Em um vídeo que postou nas redes sociais, ao lado de quatro integrantes do grupo, Moro diz que se comprometeu com eles em aprovar o fim da reeleição, o fim do foro privilegiado, a prisão após segunda instância, entre outras medidas.

Ao conversar com jornalistas, Moro voltou a dizer que pretende apresentar os rendimentos que recebeu do escritório Alvarez&Marsal. Segundo ele, a polêmica começou porque tem gente que fica “fantasiando e mentindo”.

— Quem não deve não teme, meus rendimentos são todos lícitos, normais. Eu não queria ceder ao abuso. Eu não vou apresentar ao TCU, porque está abusando do poder, o processo é ilegal, mas vou apresentar para todas as pessoas nas minhas redes sociais — disse o ex-juiz.

Questionado sobre a possibilidade de deixar o Podemos e se filiar ao União Brasil, afirmou que não haverá “debandada” do partido.

Recém-filiado ao Podemos, depois de sair do Patriota, Do Val deve ser o candidato do partido de Moro a governador de São Paulo. Eleito deputado estadual e 2018, ele terminou a eleição para a prefeitura da capital paulista em quinto lugar, em 2020. Ao discursar, o parlamentar afirmou que a terceira via nasce no estado de São Paulo.

— É o estado que mais rejeita Bolsonaro e o PT — afirmou ele. — O que o Podemos está fazendo aqui é dar uma cara de partido-movimento.

Além de Do Val, outros nomes do MBL devem se filiar ao Podemos na janela partidária: o deputado federal Kim Kataguiri, de saída do DEM, que deve concorrer à reeleição, e o deputado estadual Heni Ozi Cukier, de saída do Novo, que pode ser candidato ao Senado.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf