Nova pesquisa é um desastre para Moro e Bolsonaro
Foto: Montagem/VEJA.com
A pesquisa Ipespe divulgada nesta quinta, 27, reforça o favoritismo de Lula nas eleições de outubro. Segundo o levantamento, o petista tem 44% das intenções de voto contra 24% do atual presidente Jair Bolsonaro. Sérgio Moro e Ciro Gomes aparecem empatados no terceiro lugar, com 8% das intenções de voto cada um.
Além do bom desempenho de Lula, três verdades ficaram evidentes na pesquisa. Em conversa com a coluna, o presidente do IPESPE, Antônio Lavareda, chamou a atenção para três pontos ressaltados pelo levantamento.
O primeiro deles é que o Auxílio Brasil não tem surtido o efeito esperado pelo governo. Bolsonaro lutou com todas as suas armas para aprovar o benefício na esperança de que ele fosse uma espécie de “bala de prata” e trouxesse votos de eleitores de classes mais baixas. Apesar dessa expectativa, Bolsonaro não tem ganhado pontos nas pesquisas, o que mostra o fracasso da estratégia.
Outro ponto importante sobre o presidente é o erro da estratégia. Até agora, Bolsonaro se voltou para a base da pirâmide de eleitores, mas na visão de Antônio Lavareda, o problema dele não está na base. Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro perde em todos os cenários simulados: perde para Lula, para Ciro Gomes, para João Doria e para Sérgio Moro.
Por último, Lavareda aponta outra verdade trazida pela pesquisa: a ideia de que Moro se consolidaria facilmente no terceiro lugar caiu por terra. Ciro Gomes mostra que ainda tem foça como candidato e empata com o ex-juiz. A partir daí, também cai a ideia de que seria fácil para Moro retirar Bolsonaro da vice-liderança. Como esta coluna mostrou, o caminho para o ex-ministro está ainda mais difícil desde que ele passou de juiz a investigado.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf