Nova pesquisa Ipespe mantém Moro e Ciro empatados e empacados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR e Deputado Rosemberg

O ex-presidente Lula manteve a dianteira de 20 pontos percentuais que tem para Jair Bolsonaro na pesquisa do Ipespe e da XP divulgada nesta sexta-feira (14/1), dando ao petista uma vitória no primeiro turno.

O petista tem 44% das intenções de voto, contra 24% do presidente. Os números são os mesmos verificados em dezembro do ano passado, quando foi feito o último levantamento.

A nova pesquisa eleitoral também traz uma estabilização de Sergio Moro, o terceiro colocado, com 9% – mesmo percentual obtido em dezembro, depois de o ex-juiz aparecer com 11% em novembro, quando sua pré-candidatura foi lançada. É importante registrar que a variação no período está dentro da margem de erro.

Ciro Gomes, em quarto lugar, também repetiu os números de dezembro, com 7% das intenções de voto. Doria, por sua vez, teve uma queda de 1 ponto percentual, de 3% para 2%. O movimento também está dentro da margem de erro. Rodrigo Pacheco, Simone Tebet e Luiz Felipe D’Avila aparecem todos com 1%.

Apesar da estabilidade nos números dos dois líderes na pesquisa, há movimentos diferentes quando a pergunta é sobre a certeza que o entrevistado tem do voto.

Desde outubro, o percentual de pessoas que disseram ter certeza de que não votarão em Lula caiu de 46% para 43%. No mesmo período, o número de respondentes afirmando que não votarão em Bolsonaro passou de 61% para 64%.

Já a quantidade de entrevistados que dizem ter certeza do voto subiu de 38% para 44% quando o escolhido é Lula, entre outubro de 2021 e janeiro deste ano, e saiu de 24% para 25% em relação a Bolsonaro.

Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 56% contra 31% do atual mandatário. Na última pesquisa, o Ipespe dava 53% para o petista e os mesmos 31% para Bolsonaro.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf