Ômicron aparece em 92,6% de 337 amostras analisadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Luca Sola/AFP

Um novo levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) em parceria com laboratórios particulares apontou a presença da variante de preocupação ômicron em 92,6% de 337 amostras positivas para o Sars-CoV-2 coletadas entre 26 de dezembro e 1º de janeiro. Um balanço anterior, com 640 testes positivos de 1 a 25 de dezembro, tinha encontrado a nova cepa em 31,7% das infecções.

No período, foram coletadas 2.463 amostras pelos laboratórios Dasa e DB Molecular e, das 337 positivas, 312 eram de infecções pela nova variante. Ela foi detectada em 80 municípios de oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina e Tocantins. Também foi encontrada no Distrito Federal.

Para identificação da variante, os laboratórios estão usando o RT-PCR Especial, uma técnica que verifica as deleções, remoções de fragmentos de genes, características da ômicron.

“O instituto considera relevante para as decisões de saúde pública a divulgação dos dados de teste RT-PCR Especial, principalmente neste momento em que o país vive um apagão de dados oficiais. Aliado a isso, temos de lidar com a baixa capacidade de testagem de casos e de sequenciamento genômico para acompanhamento das variantes”, afirmou Jorge Kalil, diretor-presidente do ITpS, em comunicado sobre os dados.

O levantamento mostrou ainda que, no período de um mês, o número de casos positivos novo coronavírus passou de 5% para 13,7%, o que pode demonstrar um impacto da entrada da nova variante.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf