OMS diz que ômicron só é mais leve em vacinados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CHRISTOPHER BLACK / AFP

A variante Ômicron mais infecciosa do Covid-19 parece produzir sintomas menos graves do que a cepa Delta globalmente dominante, mas não deve ser categorizada como “leve”, disseram autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) na quinta-feira.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom, lembrou que o alto número de casos provocados pela Ômicron, mais contagiosa do que a variante anterior, Delta, tem pressionado os hospitais.

— Embora a Ômicron pareça ser menos grave em comparação com a Delta, especialmente naqueles vacinados, isso não significa que deva ser classificado como leve — disse Adhanom em entrevista coletiva em Genebra. — Assim como as variantes anteriores, a Ômicron está hospitalizando e matando pessoas.

Na semana passada, foram notificados à OMS cerca de 9,5 milhões de novos contágios pela covid-19, um recorde. A cifra aumentou 71% em relação à semana anterior. No entanto, o diretor da organização lembra que a cifra real provavelmente é superior.

— Assim como as variantes anteriores, a ômicron causa hospitalizações e está matando pessoas — insistiu Adhanom, acrescentando que o aumento exponencial dos contágios “está sobrecarregando os sistemas de saúde em todo o mundo”.

O impacto sobre os idosos é uma das grandes questões sem resposta sobre a nova variante, disseram autoridades da OMS, pois a maioria dos casos estudados até agora foram em pessoas mais jovens.

Em seu discurso, Tedros também repetiu seu apelo por maior equidade global na distribuição e acesso às vacinas. Com base na taxa atual de implantação de vacinas, 109 países não cumprirão a meta da OMS de que 70% da população mundial seja totalmente vacinada até julho, acrescentou o diretor geral. Esse objetivo é visto como uma ajuda a encerrar a fase aguda da pandemia.

— Reforço após reforço em um pequeno número de países não acabará com uma pandemia enquanto bilhões permanecerem completamente desprotegidos — disse ele.

O conselheiro da OMS, Bruce Aylward, disse que 36 nações nem mesmo alcançaram 10% de cobertura de vacinação. Entre os pacientes graves em todo o mundo, 80% não foram vacinados, acrescentou.

Em seu relatório epidemiológico semanal na quinta-feira, a OMS disse que os casos aumentaram 71%, ou 9,5 milhões, na semana até 2 de janeiro em relação à semana anterior, enquanto as mortes caíram 10%, ou 41.000.

Outra variante, a B.1.640 — documentada pela primeira vez em vários países em setembro de 2021 —, está entre as que estão sendo monitoradas pela OMS, mas não está circulando amplamente, disse a líder técnica da OMS para a Covid-19, Maria van Kerkhove.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf