Partidos de esquerda preveem eleição de 210 deputados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ânimo e a matemática da esquerda com o bom desempenho de Lula até agora nas pesquisas eleitorais não têm limite. Nas suas contas, os cinco principais partidos de oposição do governo Jair Bolsonaro na Câmara projetam números para 2023 de difícil crença. São eles PT, PSol, PCdoB, PSB e PDT.

Essas cinco legendas calculam que podem sair dos atuais 125 deputados (24% dos 513) e saltar para 210 (41% dos 513).

Coligados ou não com a candidatura de Lula no primeiro turno, e ainda que com candidaturas próprias, essas legendas apostam que a identificação com esse espectro político irá levar os eleitores a optarem por seus candidatos no Legislativo.

Aos números: o PT – principal beneficiado – que hoje tem uma bancada de 53 deputados, estima chegar a 90. O PSB – que pode ser vice na chapa com Geraldo Alckmin – calcula sair dos atuais 30 e chegar a 50. O PSol – que teve bom desempenho em 2020 para vereadores – fala em saltar dos 09 atuais para 20. O PDT – mesmo com Ciro Gomes candidato – imagina ir dos atuais 25 para 35. O PCdoB – que deverá estar na chapa de Lula – quase dobrará sua bancada, nas suas contas, e acredita sair dos 08 de hoje para 15 ano que vem.

Essa conta, acreditam alguns desses dirigentes partidários, será mais factível se os partidos se unirem em federações.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf