Produção industrial cai pela sexta vez no ano

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo

A produção industrial brasileira recuou 0,2% em novembro de 2021, na comparação com o mês anterior. Essa foi a 6ª queda mensal consecutiva, acumulando perdas de 4% nesse intervalo de tempo.

Os dados foram divulgados nesta 5ª feira (6.jan.2022) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A série sobre a indústria brasileira é apresentado com ajuste sazonal –espécie de compensação para comparar períodos diferentes.

A indústria brasileira acumula uma alta de 5% nos 12 meses encerrados em novembro. No ano, a alta é de 4,7%. Ainda assim, os números indicam que a indústria brasileira ainda não conseguiu se recuperar da queda vista na pandemia.

Segundo André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, os números de 2020 fazem da base de comparação muito baixo. Ele chama atenção para que dos 11 meses analisados, 9 foram negativos em 2021.

“Ou seja, o setor industrial ainda sente muitas dificuldades, se encontrando atualmente 4,3% abaixo do patamar de produção em que estava em fevereiro de 2020”, afirma Macedo.

A queda foi impulsionada principalmente pelos bens de capital, que recuaram 3% entre outubro e novembro. As outras categorias conseguiram crescer ou ficar estável no mês:

bens de consumo duráveis (0,5%);
bens de consumo semi e não duráveis (0,0%);
bens intermediários (0,0%);
bens de capital (-3,0%).
Mas, entre as atividades industriais, também houve resultados negativos, como:

produtos de borracha e de material plástico: -4,8%;
metalurgia: -3,0%;
produtos de metal: -2,7%;
bebidas: -2,2%;
produtos derivados do petróleo e biocombustíveis: -0,6%.
A produção industrial está com tendência de queda de janeiro. O trimestre encerrado em novembro registrou quede de 0,5%.

Na comparação com novembro de 2020, o recuo mensal foi ainda maior: 4,4%. O IBGE indica ainda que o resultado negativo foi alcançado com o mesmo número de dias úteis em novembro de 2020 e em novembro de 2021.

Na análise anual, o mês registrou queda em todas as grandes categorias, com exceção dos bens de capital:

bens de consumo duráveis (-21,0%%);
bens de consumo semi e não duráveis (-6,3%);
bens intermediários (-2,7%);
bens de capital (5,0%).

Poder360

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf