Sleeping Giants pressiona Twitter a vetar fake news sobre vacinas
Foto: Kacper Pempel/Reuters
A iniciativa Sleeping Giants Brasil, de ação anti-fake news, intensificou nas últimas semanas a pressão para que o Twitter tome medidas mais restritivas contra publicações contendo desinformação sobre a covid-19. Neste domingo, 16, a hashtag #FakeNewsMata, levantada pelo grupo para dar destaque ao tema, alcançou o topo dos assuntos mais comentados na plataforma. Na primeira semana do ano, a plataforma afirmou que acompanha a discussão e “avalia revisões” em suas políticas.
Uma das principais queixas dos usuários que replicam a hashtag é o fato de o Twitter não disponibilizar no Brasil as ferramentas de denúncia contra desinformação sobre covid disponíveis em outros países. Focando nessa demanda, o Sleeping Giants lançou um formulário que permite enviar e-mails automáticos cobrando o CEO da empresa. Até o momento, mais de 6 mil mensagens foram enviadas. A ação faz parte da mesma campanha que levantou o termo #FakeNewsMata.
“O Twitter é omisso com a saúde e a segurança dos brasileiros. Eles sabem que autoridades sanitárias e as eleições estão sob ataque. Apesar disso, não oferece ao Brasil as ferramentas de denúncia de desinformação que outros países têm acesso”, escreveu o Sleeping Giants no domingo.
Em nota ao Estadão na semana passada, o Twitter afirmou que possui uma “política de informações enganosas sobre o coronavírus” e que pode “obrigar que os clientes excluam tweets gravemente nocivos”. Contudo, a plataforma não permite ao usuário denunciar por conta própria uma publicação que considere enganosa sobre a doença.
A política de exigir a remoção de um conteúdo foi aplicada recentemente contra o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Ele teve de excluir uma publicação na qual descrevia a vacinação de crianças contra a covid como “infanticídio”. Naquela ocasião, usuários usaram a hashtag “DerrubaMalafaia” para pedir que o Twitter fosse além e banisse o pastor da plataforma.
Em sua defesa, a empresa afirma que sua abordagem contra a desinformação vai além de manter ou retirar conteúdos e contas do ar. “O Twitter tem o desafio de não arbitrar a verdade e dar às pessoas que usam o serviço o poder de expor, contrapor e discutir perspectivas. Isso é servir à conversa pública”, esclareceu o perfil oficial da plataforma no Brasil.
O Twitter tem assumido o centro de um debate sobre desinformação na internet, sendo cobrado com frequência a agir contra perfis que questionam a eficácia e segurança das vacinas. Na semana retrasada, outra hashtag sobre um tema semelhante esteve entre as mais comentadas na rede, quando usuários questionaram a empresa de tecnologia por conceder o selo de verificação de autenticidade a uma blogueira bolsonarista que também já fez publicações contrárias à vacina.
Na última quarta-feira, o Twitter suspendeu a conta do empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, após ele compartilhar conteúdo contrário à vacinação de crianças. O acesso do empresário à plataforma foi restabelecido no sábado, 15. “Estamos vivendo momentos estranhos na sociedade, onde você não pode ter liberdade de pensamento e expressão. Um absurdo!”, escreveu ele.
Segundo a assessoria da empresa, o perfil de Hang voltou ao ar porque pessoas que tiveram suas contas suspensas podem pedir uma revisão em relação às ações tomadas pela plataforma. “Está prevista nas regras a possibilidade de que, após o processo de recurso, se conquiste o direito de voltar a operar contas anteriormente suspensas.”
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