Superfundo de investimentos mundiais exige responsabilidade ambiental de países-alvo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Simon Dawson / Bloomberg

O presidente-executivo da BlackRock, Larry Fink, alertou que as empresas serão deixadas para trás se não adotarem práticas de negócios sustentáveis, rebatendo os críticos que dizem que considerar o impacto ambiental nas decisões de investimento é uma moda ”politicamente motivada”.

“O capitalismo das partes interessadas não tem a ver com política”, escreveu Fink em sua carta anual aos CEOs. “Não é uma agenda social ou ideológica. Não é ‘acordado’.”

Na década em que Fink escreveu suas mensagens, a BlackRock aumentou para mais de US$ 10 trilhões em ativos, dando-lhe participações significativas em muitas grandes empresas. Também tem sido um dos principais beneficiários do boom do investimento sustentável: seu portfólio inclui US$ 509 bilhões em ativos sustentáveis, mais que o dobro do valor de um ano atrás.

Ele também enxerga além do horizonte. Mas o crescimento da BlackRock e as cartas de alto perfil de Fink atraíram críticas de todos os cantos. À esquerda, os progressistas reclamam que a BlackRock e outras empresas não estão usando sua influência financeira para fazer mais e mais rápido.

Na direita, alguns estados dos EUA declararam que não farão negócios com gestores de ativos que, por exemplo, evitam investimentos em petróleo e gás.

Fink usou a carta deste ano, publicada no site da empresa na segunda-feira, para declarar claramente sua posição sobre os combustíveis fósseis.

“Desinvestir em setores inteiros – ou simplesmente passar ativos intensivos em carbono dos mercados públicos para os mercados privados – não levará o mundo a combustível zero”, disse ele. “E a BlackRock não busca o desinvestimento de empresas de petróleo e gás como política.”

Na verdade, faz o contrário. Os fundos negociados em bolsa ESG da empresa não apenas detêm participações em gigantes de combustíveis fósseis, como Exxon Mobil e Chevron, indica o braço de pesquisa da Bloomberg.

O capitalismo – não o clima – foi o centro das atenções na carta deste ano, uma mudança marcante em relação aos últimos anos.

“Nós nos concentramos na sustentabilidade não porque somos ambientalistas, mas porque somos capitalistas e fiduciários para nossos clientes”, escreveu ele, incentivando as empresas a priorizar os lucros de longo prazo sobre os resultados de curto prazo.

Fink também pediu às empresas que se tornem mais atraentes para os funcionários, num mercado de trabalho muito afetado, dizendo que “os trabalhadores exigindo mais de seus empregadores é uma característica essencial do capitalismo eficaz”.

O executivo disse lembrou que a pandemia mudou fundamentalmente a natureza do trabalho, levando a mais rotatividade e mais funcionários buscando flexibilidade:

“As empresas que não se adaptam a essa nova realidade e respondem aos seus trabalhadores o fazem por sua conta e risco.”

Fink não mencionou o clima até as seções finais de sua carta, e depois apenas quatro vezes, incluindo uma no contexto da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima e uma vez para dizer que as empresas “não podem ser a polícia climática”

Ele também enfatizou a necessidade imediata de combustíveis fósseis para garantir o fornecimento de energia, dizendo que metas ambiciosas levam tempo.

Ativistas ambientais quase imediatamente registraram sua decepção, acusando Fink de tentar jogar dos dois lados.

— Aparentemente, Fink quer estar acima da briga política, mas ao jogar bem com aqueles que lucram com as causas das mudanças climáticas, ele está fazendo a escolha política de rejeitar a ciência climática —, disse Moira Birss, diretora de clima e finanças da Amazon Watch, um grupo de proteção da floresta tropical com sede na Califórnia.

Para a BlackRock e outros, o investimento em ESG tornou-se uma estratégia altamente lucrativa. Philipp Hildebrand, vice-presidente da empresa, disse em outubro que a BlackRock espera “uma vasta realocação de capital para produtos sustentáveis”.

Fink também estimulou acionistas e governos a agirem. Os governos, disse ele, devem oferecer mais orientação sobre política de sustentabilidade, regulamentação e divulgação em todos os mercados. A BlackRock também está trabalhando em uma iniciativa que daria aos clientes mais poder para votar em seus procuradores.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf