Twitter brasileiro terá recurso para denunciar notícias falsas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Twitter lançou nesta segunda-feira (17) recurso para que usuários possam denunciar diretamente mensagens por disseminação de conteúdos falsos.

A ferramenta está sendo testada desde agosto de 2021 nas plataformas dos EUA, Coreia do Sul e na Austrália, e agora foi liberado para os usuários do Brasil, Espanha e Filipinas.

Antes, para denunciar um conteúdo falso, a rede social possibilitava somente classificá-lo como uma postagem suspeita ou como “spam”. Agora, disponibiliza a opção de informação enganosa.

Outra novidade é a possibilidade de classificar o conteúdo falso por assunto. Nos assuntos de “política”, agora é possível dizer se a publicação é sobre “informações sobre a eleição” ou outras questões. Já na aba “saúde”, o usuário que desejar denunciar um tuíte deve dizer se a queixa é sobre a covid-19 ou outro tema.

Em publicação feita na página oficial de segurança da rede social, o perfil “Twitter Safety” informa que até às 11 horas da manhã de hoje a empresa já havia recebido 3 milhões de denúncias feitas pela nova ferramenta.

 

O upgrade chega ao Brasil após o Twitter virar alvo de ação do Ministério Público Federal (MPF), que questionou as políticas de uso da plataforma para a denúncia de tuítes que traziam conteúdos falsos.

Os esclarecimentos foram solicitados por meio de um inquérito instaurado, em novembro de 2021, para apurar as ações das redes sociais e aplicativos de mensagens no enfrentamento às notícias falsas. O inquérito e o ofício são assinados pelo procurador Yuri Corrêa da Luz, da Procuradoria da República de São Paulo.

Congresso em Foco 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf