Vem aí a estação espacial chinesa, muito maior que a ISS

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Unoosa/CMSA

A China quer assumir um papel de liderança na corrida espacial, à frente de Estados Unidos e Rússia. Por isso, no fim do ano passado, o país anunciou, por meio da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (Casc), que concluirá a construção de sua estação espacial em 2022. Para isso, promoverá mais de 40 lançamentos ao longo do ano, incluindo vários voos tripulados.

A agência espacial chinesa planeja lançar este ano duas missões tripuladas Shenzhou, duas espaçonaves de carga Tianzhou e os dois módulos adicionais da estação Tiangong. Chamados de Mengtian e Wentian, os módulos científicos irão se juntar ao módulo principal Tianhe, que atualmente abriga uma equipe de três pessoas. Outras missões incluem encontro orbital e atracação, atividades extraveiculares e retorno de espaçonave.

O programa espacial da China está aumentando a cadência de suas missões na mesma medida em que busca seu papel de líder na exploração espacial. Atualmente, a bordo da Tianhe está a missão Shenzhou-13, que deve durar seus meses e é a mais longa da China desde que o país colocou um ser humano no espaço em 2003. Até agora, a tripulação conduziu caminhadas espaciais – incluindo a primeira por uma astronauta chinesa – e realizou nesta quinta-feira, 6, testes com o braço de serviço robótico.

Os três astronautas – ou taikonautas, no jargão espacial – são a segunda tripulação a ocupar a estação, que após a conclusão pesará cerca de 66 toneladas, cerca de um quarto do tamanho da Estação Espacial Internacional (ISS), que lançou seu primeiro módulo em 1998 e pesa cerca de 450 toneladas. O programa espacial militar chinês foi barrado na ISS em razão de objeções dos EUA.

A China também obteve sucesso com missões sem tripulação, e seu programa de exploração lunar causou sensação no ano passado, quando o Yutu 2 enviou fotos do que foi descrito por alguns como uma “cabana misteriosa”, mas provavelmente era apenas um tipo de rocha. O rover é o primeiro a ser colocado do lado escuro da Lua. Em dezembro de 2000, a sonda chinesa Chang’e 5 colheu rochas lunares e as trouxe para a Terra pela primeira vez desde a década de 1970. Outro rover chinês está em busca de evidências de vida em Marte.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf