Vetos de Bolsonaro ao Orçamento atingem aliados em SC

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dida Sampaio/Estadão

Os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao Orçamento atingiram verbas de infraestrutura que tinham sido aprovadas por parlamentares de Santa Catarina, onde o presidente conseguiu mais de 75% dos votos em 2018. Não tem sido difícil encontrar integrantes da bancada insatisfeitos com a situação. Na ponta do lápis, números indigestos para a bancada catarinense: o Estado perdeu R$ 42,3 milhões para obras de rodovias; 24% da tesourada no Ministério da Infraestrutura, que sofreu cortes de R$ 177 milhões, nos vetos. As obras afetadas foram nas rodovias BR-470, BR-280 e BR-101. Detalhe: A adequação desses trechos costuma entrar no discurso de todo candidato a presidente no Estado há anos.

O deputado Celso Maldaner (MDB-SC) classificou os cortes como “uma vergonha para o Estado”. A bancada catarinense tem uma audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, no início de março para tratar sobre os cortes. “O povo está insatisfeito e vamos exigir a recomposição dessas verbas”, disse ele à Coluna.

Do Podemos, Rodrigo Coelho chamou o corte de lamentável. “Bolsonaro teve em Santa Catarina mais de 70% dos votos, mas, infelizmente, não retribuiu em obras a expressiva votação recebida aqui.”

No veto, o presidente alegou que as verbas cortadas são inconstitucionais, contrariam o interesse público e precisavam ser reduzidas para que o Executivo possa recompor suas despesas classificadas como obrigatórias.

Estadão  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf