Vítima de racismo na Zara pede indenização de R$ 1 mi

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

No dia 28 de dezembro do ano passado, um homem negro foi retirado do banheiro por um segurança do Shopping da Bahia, em Salvador, ao ser acusado de furtar uma mochila que acabara de comprar na loja Zara.

O acusado, Fernandes Júnior, entrará com ação indenizatória no valor de R$ 1 milhão contra a loja e o shopping. De acordo com o seu advogado, Thiago Thobias, o processo será oficializado na próxima semana, na volta de recesso de final de ano do Judiciário. As informações foram publicadas pelo g1.

A defesa de Fernandes Júnior, que é natural de Guiné-Bissau, avalia que apenas o ressarcimento financeiro pode evitar novos casos de racismo no estabelecimento.

“Somente uma indenização de alto valor poderá desestimular os autores de práticas reiteradas de racismo. O caráter educativo e punitivo tem que se fazer suficiente para evitar que tais práticas se repitam”, afirmou o advogado.

Thobias argumenta também que o alto valor serve para “abalar economicamente uma empresa do porte da Zara”, e assim evitar outros crimes de racismo.

Uma investigação realizada pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) em outubro do ano passado identificou que a loja da Zara de um shopping de Fortaleza (CE) possuía um protocolo para “vigiar” a movimentação de “potenciais suspeitos”, baseando-se pela vestimenta e a cor da pele das pessoas.

A denúncia foi feita pela delegada Ana Paula Barroso, que é negra, e foi barrada de entrar na loja em setembro do mesmo ano. Após apuração, a Polícia Civil indiciou o gerente da Zara, Bruno Filipe Simões Antônio, de 32 anos, pelo crime de racismo.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf