Além de tudo, covid causa perda de memória

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Usman Yousaf/Unsplash/Divulgação

Pelo menos metade das pessoas que contraem Covid-19 moderada e grave apresenta problemas de memória e déficit cognitivo após a doença. A conclusão é de um estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, a Universidade de São Paulo.

A pesquisa foi realizada com pacientes que se internaram por Covid-19 no Hospital Universitário da USP entre o fim de 2020 e o início de 2021. O estudo apontou que 51% dos pacientes apresentaram alguma perda de memória após a infecção, e levaram o dobro do tempo médio para completar testes cognitivos. Outros 13% desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático. 15,5% por cento apresentaram transtorno de ansiedade generalizada, sendo que em mais da metade dos casos, o problema surgiu pós-Covid.

Os pesquisadores da USP afirmam que o estudo é, provavelmente, a maior avaliação realizada em todo o mundo para identificar os efeitos psiquiátricos do vírus sars-cov-2.

O coordenador da pesquisa, o médico psiquiatra preceptor Rodolfo Furlan Damiano, explicou que outros estudos avaliaram apenas a prevalência de sintomas psiquiátricos nos pacientes, enquanto o estudo da USP buscou diagnósticos definitivos.

O coordenador da pesquisa também reforçou que ainda existem sintomas e efeitos desconhecidos, a curto e a longo prazo, da Covid-19 no corpo humano. Rodolfo Damiano explicou que a doença não pode ser encarada apenas como uma espécie de gripe, porque ela também atinge outros sistemas do organismo além do respiratório.

A pesquisa da USP avaliou um total de 425 pacientes do hospital universitário da instituição. O estudo também apontou que 8,14% dos participantes foram diagnosticados com depressão, sendo que em 2,5% deles o transtorno apareceu após a internação por Covid-19.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf