“Alerta máximo”: Fachin prevê guerra cibernética contra a democracia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr. / SCO / STF

O ministro Edson Fachin considera que a democracia brasileira deve enfrentar um cenário de guerra cibernética em 2022. Às vésperas de assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, ele disse estar em “alerta máximo” contra possíveis ataques às eleições.

— A guerra contra a segurança no ciberespaço da Justiça Eleitoral foi declarada faz algum tempo — afirmou. — Violar a estrutura de segurança do TSE abre uma porta para a ruína da democracia.

Em recado ao presidente Jair Bolsonaro, Fachin disse estar atento a “ameaças ruidosas do populismo autoritário”. E citou “fluxos de desinformação” que tentarão atingir a reputação e a credibilidade da Justiça Eleitoral.

— Enfrentaremos distorções factuais e teorias conspiratórias — avisou, em pronunciamento nesta terça-feira.

No último sábado, Bolsonaro voltou a levantar dúvidas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. A declaração indicou que ele continua disposto a imitar Donald Trump e tumultuar o país em caso de derrota eleitoral.

Ao fazer os alertas, Fachin deixou claro que o TSE não pretende ficar de braços cruzados. E já começou a montar uma barricada em defesa do sistema eleitoral e da democracia.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf