Apoiadores do novo governo de Honduras chegam a acordo para formar equipe

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ORLANDO SIERRA / AFP

A crise deflagrada no Congresso de Honduras com a nomeação de duas presidências em paralelo terminou na segunda-feira com a assinatura de um acordo que reconhece como único líder do Parlamento o deputado Luis Redondo Guifarro, aliado da presidente Xiomara Castro, eleita no mês passado.

No acordo, Jorge Cálix, líder dos 17 deputados dissidentes do partido governista Liberdade e Refundação (Libre, de esquerda) e que conseguiu se eleger à frente do Parlamento com o apoio da oposição, desistiu de suas aspirações ao aceitar que o Legislativo seja presidido por Redondo, apoiado pelos legisladores leais e aliados a Castro.

“Embora em um momento não compartilhemos da estratégia proposta , estamos dispostos a respeitar a decisão de apoiar o deputado Luis Redondo Guifarro para presidir a junta diretora do Congresso Nacional em cumprimento ao mandato da nossa presidente”, diz o acordo.

— Este servidor público decidiu dar um passo para o lado, não pensando na minha carreira política, simplesmente pensando no que é mais conveniente ao povo hondurenho neste momento — afirmou Cálix após assinar o acordo na Casa Presidencial.

Também assinaram o documento os deputados dissidentes do Libre e o ex-presidente Manuel Zelaya, marido de Castro e coordenador da legenda. Com isso, foram readmitidos nas fileiras da situação.

O opositor Partido Nacional (PN, direita), por sua vez, “comemorou” o diálogo, mas propôs que Redondo seja ratificado em uma nova votação.

A crise foi aberta m 20 de janeiro, quando um grupo de dissidentes da legenda governista elegeu Cálix como presidente do Congresso. Eles alegaram que o Legislativo deveria ser presidido pela sigla, que elegeu a maior bancada da Casa, de 50 cadeiras em um total de 128. Cálix obteve 79 votos para presidir o Parlamento, contando com o apoio de 44 deputados do Partido Nacional, de direita, legenda do atual presidente, Juan Orlando Hernández.

— Se o partido que venceu as eleições, que tem 50 deputados, não está unido, respondendo à vontade popular com sua presidente constitucional da República, então o povo não nos acompanha — disse Zelaya, ex-presidente deposto em 2009, que considera a vitória de sua mulher uma reivindicação de suas propostas.

Castro venceu as eleições em aliança com o Partido Salvador de Honduras (PSH). Um dos compromissos assumidos era que o PSH nomearia o presidente do Congresso, neste caso Redondo.

Por causa do conflito no Congresso, na cerimônia de posse no Estádio Nacional de Tegucigalpa, em 27 de janeiro, quem tomou o juramento da presidente foi uma juíza e não Redondo como presidente do Congresso, que só colocou nela a faixa presidencial.

Também na segunda-feira, os Estados Unidos anunciaram que incluíram o ex-presidente Juan Orlando Hernández em sua lista de “atores corruptos e antidemocráticos” do Triângulo Norte, antes mesmo de ele deixar o cargo, no mês passado.

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, disse que Hernández foi incluído em 1º de julho de 2021 na lista de pessoas associadas à corrupção ou de abalar a democracia em El Salvador, Guatemala e Honduras, que por lei o Departamento de Estado deve reportar ao Congresso e geralmente os torna inelegíveis para visto e admissão em território americano.

“Os Estados Unidos promovem a transparência e prestação de contas na América Central ao tornarem públicas as restrições de visto contra o ex-presidente de Honduras devido a atos de corrupção”, tuitou Blinken. “Ninguém está acima da lei”.

Em um comunicado, Blinken disse que “segundo múltiplas informações confiáveis da mídia”, Hernández envolveu-se em corrupção significativa ao cometer ou facilitar atos de corrupção e narcotráfico, e, ao usar os lucros de atividades ilícitas para campanhas políticas. Além disso, ele teria sido identificado por seu nome no depoimento de uma testemunha em declaração juramentada em um processo penal federal nos Estados Unidos por ter recebido dinheiro do narcotráfico como parte do financiamento da sua campanha.

JOH, como o ex-presidente hondurenho é conhecido, diz que tudo se trata de vingança. Em novembro, ao apresentar um livro sobre sua gestão em Washington, referiu-se às acusações de uma “tsunami” de “mentiras”. Após entregar o poder a Xiomara Castro, primeira mulher a presidir Honduras, JOH foi empossado como deputado do Parlamento Centro-americano (Parlacen), um benefício ao qual têm direito todos os ex-presidentes da região ao deixarem o cargo, e que dá direito à imunidade.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf