Bolsonaro usa tribuna do Congresso para fazer campanha antecipada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O ano mal começou. Mas, quando o assunto é a pauta legislativa, parece mesmo já ter terminado. Nas conversas reservadas, nenhum líder no Congresso se arrisca a dar como certa a aprovação de algum projeto relevante antes que a campanha eleitoral domine as discussões. E o discurso feito ontem pelo presidente Jair Bolsonaro na abertura dos trabalhos do Legislativo é a mais clara expressão disso.

Depois de enumerar projetos já aprovados, Bolsonaro elencou três propostas que gostaria de ver aprovadas: Marco Legal das Garantias, portabilidade da conta de luz e reforma tributária. O primeiro ainda tem que passar por comissões. O segundo consta de vários projetos em tramitação. E a última já é difícil de aprovar em início de mandato. Imagine em ano de eleição.

O discurso de Bolsonaro serviu mesmo para transformar o Congresso em palanque eleitoral. Nada foi mais forte no discurso do que os recados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, isolado na liderança das pesquisas. Sem citar nominalmente o rival, Bolsonaro atacou sobre a reivindicação histórica do PT de regulação dos meios de comunicação, e sobre as recentes críticas partido à reforma trabalhista aprovada sob Michel Temer.

“Os senhores nunca me verão vir aqui nesse Parlamento pedir para regulação da mídia e da internet. Eu espero que isso não seja regulamentado por qualquer outro poder. A nossa liberdade acima de tudo. Também nunca virei aqui para anular a reforma trabalhista aprovada por este Congresso.”

Aproveitando que ganhou alguns aplausos da primeira vez, Bolsonaro reforçou: “Me sinto hoje parlamentar. Não deixaremos, quem quer que seja, independentemente de quem for, ouse regular a mídia. A nossa liberdade e a nossa liberdade de imprensa não podem ser arrancadas”.

Veja 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf