Ciro tenta se aproximar de prefeito de BH

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Márcia Foletto / Foto de Arquivo

O PDT busca formar uma aliança com o prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato ao governo do Estado, Alexandre Kalil (PSD), para garantir palanque para seu pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes. A legenda está disposta inclusive a dividir o palanque com o senador e possível pré-candidato pelo PSD, Rodrigo Pacheco, se sua candidatura for confirmada. O apoio do PDT a Kalil só fica inviabilizado se o PSD decidir apoiar o ex-presidente e pré-candidato pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, já no primeiro turno das eleições – uma hipótese em avaliação pela legenda comandada por Gilberto Kassab.

“Kalil é nosso aliado preferencial desde 2018 e em 2020. Como [Ciro e Kalil] são amigos de longa data, é essencial que as conversas sejam atualizadas. Nada impede que tenha um palanque para Ciro e Pacheco, porque não há antagonismo entre eles. Mas uma aproximação do Kalil com Lula inviabiliza o palanque”, afirmou o presidente do PDT mineiro, o deputado federal Mário Heringer (PDT-MG). Ele acrescentou que as conversas estão começando e não espera uma definição sobre o apoio neste momento. Heringer observou que o PDT também busca aliança com o PSD, de Eduardo Paes, no Rio de Janeiro.

De acordo com Heringer, caso o PSD decida apoiar o petista Lula já no primeiro turno, o PDT avalia lançar candidato próprio ao governo mineiro. Entre os nomes possíveis estão o da vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert e o próprio deputado Mário Heringer. “Existem outros nomes que podem vir a compor ou encabeçar uma chapa”, afirmou.

Na sexta-feira, Ciro Gomes viaja para Belo Horizonte e tem agenda às 16h com o prefeito Kalil. Ciro também terá compromissos em Contagem na sexta-feira, em Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no sábado.

O prefeito Kalil não comentou o assunto. Uma fonte a par das negociações informou que o prefeito encontrará Ciro pela amizade de longa data, mas que o PSD discute atualmente apoiar Lula já no primeiro turno. Existem especulações de que Kalil poderia ser vice de Lula na chapa nacional caso o nome de Geraldo Alckmin não se confirme.

O presidente do PT mineiro, deputado estadual Cristiano Silveira, negou que Kalil seja um possível pré-candidato a vice de Lula. O deputado acrescentou que o partido pode apoiar o prefeito de Belo Horizonte ou ter candidato próprio ao governo de Minas, dependendo do apoio a Lula. “Nossa prioridade em Minas será a eleição de Lula e nossa tática estará alinhada a essa premissa. Portanto, apoio ou candidato próprio deve estar alinhado com esse objetivo”, afirmou Silveira.

O presidente do PT mineiro disse ainda que, se for formada a federação, a decisão sobre as candidaturas será tomada de forma coletiva. Ontem, representantes do PT, PCdoB, PV e PSB reuniram-se em Belo Horizonte para conversar sobre a possibilidade de união das siglas. Nacionalmente os partidos discutem a formação de uma federação partidária. Em Minas, os partidos concordam em formar oposição ao pré-candidato Romeu Zema (Novo), que vai buscar a reeleição.

Os partidos não discutiram nomes para a candidatura em Minas, mas não descartaram a possibilidade de apoiar Kalil, que é o pré-candidato melhor posicionado em pesquisas para confrontar Zema nas urnas. De acordo com a última pesquisa divulgada pelo jornal “O Tempo”, em novembro de 2021, Zema tem 45,1% das intenções de voto, e Kalil tem 22,5%. Considerando apenas votos válidos, Zema venceria no primeiro turno com 56,22% dos votos, contra 28,06% de Kalil. Também há consenso de que o candidato próprio ou apoiado em Minas deverá dar palanque a Lula no Estado.

Valor Econômico

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf