Direita não para de viajar; agora quer Presidência compartilhada por Temer e Leite

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Chema Moya/EFE Publicidade Publicidade

Diante da dificuldade da terceira via em decolar, um grupo de políticos distribuídos por vários partidos resolveu sonhar alto com uma chapa de centro para a corrida presidencial. Esse time agora diz levar a sério uma ideia que já vinha circulando há algum tempo sem ter lá muita pretensão de virar realidade: lançar o ex-presidente Michel Temer como candidato à Presidência. Até aí, nada de muito novo. Mas o grupo agora fala em trazer o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para o projeto.

Com Michel Temer na cabeça de chapa e Eduardo Leite na vice, o grupo diz ver terreno para firmar um acordo pelo fim da reeleição. Leite poderia, então, ser preparado como sucessor do emedebista. Uma outra ideia vai além: fala-se numa espécie de Presidência compartilhada, a ser anunciada ainda durante a campanha. Temer ficaria no cargo nos primeiros dois anos, tocaria reformas e faria um rearranjo da máquina pública. E, depois, entregaria a Presidência a Eduardo Leite.

A ideia seria unir o MDB e o União Brasil como base da chapa. Mas isso, por si só, não bastaria nem mesmo para convencer Temer. A chave para tornar o acordo viável e inclusive trazer Eduardo Leite para o projeto é uma só: o PSD de Gilberto Kassab. O partido já fez um convite para que Leite disputa a Presidência, uma vez confirmado o desânimo de Rodrigo Pacheco com o projeto. Kassab, então, poderia trazer ainda toda a ala do PSDB insatisfeita com a candidatura de João Doria.

O plano só tem alguma chance de vingar se Kassab aderir. E muita gente desconfia disso. Mas, se por milagre isso acontecer, o grupo enxerga então a possibilidade de atrair também outras peças importantes. Partidos menores, nomes que já desistiram da corrida presidencial e outros que possam vir a desistir, líderes empresariais.

Nas consultas informais que recebeu, Temer, como de costume, não se opôs à empreitada. Mas falta combinar com Kassab, Eduardo Leite e todo o resto. Mas nada disso, de acordo com um dos defensores do projeto, sai da cartola antes de maio.

Veja

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf