Gleisi diz que “mercado” não tem por que ter medo de Lula
Foto: Reprodução
A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, defendeu nesta quarta-feira (9), em entrevista ao “Em Foco”, na GloboNews a revogação da reforma trabalhista e o fim do teto de gastos caso o ex-presidente Lula seja eleito em outubro.
Sobre se ela não teme que essa agenda econômica de um eventual novo governo do PT assuste o mercado, Gleisi, que será a coordenadora da campanha de Lula, respondeu: “Desculpa, mas o mercado não pode alegar medinho, o mercado conhece o presidente Lula, governou esse Brasil por 8 anos, conhece o PT (…). Do que tem medo o mercado? Está na hora do mercado falar para o povo o que vai fazer pelo povo, do país que ele opera. Não dá para só uma parte ganhar e a outra ficar chupando o dedo”.
Ainda sobre economia, Gleisi confirmou que o grupo de economistas que está sendo ouvido na pré-campanha de Lula tem trabalhado em um documento, liderado por Guido Mantega, que vai antecipar o debate a respeito de críticas à gestão de Dilma Rousseff na economia – mas a presidente do PT disse que ainda não viu o documento.
Sobre quais seriam as autocríticas, ela admite que “de fato tivemos problemas e a economia foi mal em 2015”. Mas antecipa a estratégia da campanha ao dizer que, em 2016, Dilma estava afastada por causa do impeachment e que o governo do PT não pode ser julgado por “um ano”, além de enfatizar que Jair Bolsonaro (PL) aprofundou a crise econômica do país.
“Agora vocês vão querer julgar o PT, o presidente Lula e a presidente Dilma por um ano? É muito pouco, né? Não eram as pessoas que nos criticam hoje que (diziam) era só tirar a Dilma e o PT que isso se resolveria? Quase seis anos e se resolveu o quê? Está na hora de quem nos atacou dizer que erramos, que mostre, que conserte, mas não consertaram. Muito pelo contrário, aprofundaram os problemas e a crise que nós estamos vivendo”.
Gleisi disse também que a chapa Lula-Alckmin ainda não está selada e que não foi o PT que procurou o ex-tucano. “Primeiro, não chamamos, tem que ficar claro. Isso nasceu e começou a tomar corpo e todo mundo discutindo”.
Cobrada por correntes do PT sobre o acordo com o ex-tucano, ela disse que o partido será ouvido antes de selar o acordo para a vice. Mas que, embora Lula esteja bem posicionado, é preciso ampliar alianças. “Obviamente precisamos de mais gente junto conosco e a gente faz alianças não com os iguais: fazemos com aqueles que têm diferenças com a gente”.
Gleisi também defendeu a federação partidária, que chamou de “oportunidade” da união e diálogo com outros partidos, e rebateu críticas de ex-aliados, como Ciro Gomes, que disse que o PT quer destruir a esquerda.
“O PT nunca pretendeu destruir ninguém, agora o PT sabe o tamanho que tem, os partidos sabem o tamanho que o PT tem, e o PT não vai se diminuir, se apequenar, para tentar agradar”.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf