Globo manda PIX errado de R$ 318 mil e recebedor recusa devolver
Foto: Reprodução
A Globo entrou na Justiça para tentar recuperar 318.600,40 reais, um valor que equivale a cerca de 0,22% do lucro empresa no 3º trimestre de 2021 (142 milhões de reais). O motivo de recorrer a Justiça seria uma desatenção que levou a um “PIX” errado. O jurídico da emissora alega ter feito o depósito por engano para a conta de um homem. Ao notar o equívoco, pediu o dinheiro de volta, mas não foi atendida porque o rapaz, ao ver a bolada na conta, comprou um imóvel e alega que não tem como devolver o dinheiro.
Nos altos do processo que corre na 3ª Vara Cível do Rio de Janeiro a Globo alega que havia celebrado um acordo trabalhista e, por causa da decisão judicial, fez um depósito mediante a sentença. Porém, a emissora alega que houve um “‘lapso” e o dinheiro foi depositado de forma errada na conta do homem que, agora, a Globo processa. De acordo com a petição, a emissora disse que entrou em contato com o rapaz e o informou do depósito equivocado, solicitando o dinheiro. O mesmo, segundo diz a Globo no processo, teria informado a impossibilidade de devolver o montante, visto que ao ver o dinheiro em sua conta, adquiriu um imóvel. Nos autos do processo não fica claro se o homem é um ex-funcionário da emissora que estava envolvido no processo ou se, antes do “erro no PIX” não tinha nenhum relacionamento com a empresa.
No momento, o processo está parado porque o juiz da causa, Luís Felipe Negrão, alega que há “equívoco de ordem processual” que impedem o andamento. Segundo o magistrado, o valor atribuído pelo jurídico da emissora a causa (1.000 reais) é incompatível com o pedido de tutela final, de 318 mil reais feito em depósitos errados. Além disso, o juiz pediu esclarecimentos na petição, sobre o fato da empresa ter os dados bancários e o contato do homem que está processando. Procurada para falar sobre a ação, a Globo não respondeu até a publicação desta reportagem.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf