Heleno tenta se explicar a delegada sobre milícias antidemicraticas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dida Sampaio / Estadão

Um relatório da Polícia Federal (PF) disponibilizado nesta quinta-feira, 10, conta com depoimento do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Augusto Heleno, no qual ele declara ter realizado ao menos uma reunião com o grupo extremista 300 do Brasil, que já protagonizou ataques com fogos de artifício à sede do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ter designado um funcionário do seu gabinete para atuar como interlocutor do governo junto aos militantes. Durante a oitiva, em dezembro do ano passado, o ministro-militar disse ter mantido contato temporário com os ativistas porque “vislumbrava possibilidade de conflito”.

As declarações de Heleno foram colhidas pela delegada da PF Denisse Dias Rosas no âmbito do inquérito das milícias digitais em curso no STF, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. As provas reunidas até o momento e o relatório da investigação foram disponibilizados na noite desta quinta-feira, 10, ao magistrado para que dê encaminhamentos.

Segundo Heleno, as “ações hostis” dos 300 do Brasil “contra jornalistas que acompanhavam o dia a dia do presidente” não eram de interesse do governo. O ministro disse então ter decidido promover uma reunião em seu gabinete no GSI para mitigar tais atos. No encontro, que durou aproximadamente uma hora, os militantes teriam mencionado o interesse em adotar “posturas contra o STF”, mas o general disse à PF ter desaconselhado qualquer tipo de ação contra a instituição.

Além do grupo extremista, o ministro disse ter recebido em seu gabinete o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, mas não lembra do que teriam tratado naquela ocasião. Segundo Heleno, o influenciador – atualmente foragido nos Estados Unidos – “era uma pessoa que tinha acesso ao presidente”.

No depoimento, Heleno declarou que o contato com os extremistas era necessário diante da possibilidade de ataque, por isso era preciso “que houvesse uma posição pacífica de tal grupo para que o Governo Federal pudesse avançar nas negociações junto aos outros poderes”. Durante o período que os 300 do Brasil permaneceu ativo, sob o comando da ex-bolsonarista Sara Winter, o Palácio do Planalto radicalizou o discurso contra o STF.

O ministro afirmou ter entrado em contato com a líder do grupo durante as manifestações antidemocráticas de 2020. Em um dos atos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou em frente ao Quartel General do Exército em Brasília a milhares de manifestantes que pediam por intervenção militar. Na ocasião, o chefe do Executivo declarou que o governo não iria “negociar nada”.

Diante das ofensivas dos 300 do Brasil às instituições democráticas, Heleno disse à PF ter nomeado o capitão de fragata Flávio Almeida, que atua na comunicação do GSI, para manter contato com o grupo e “evitar ações radicais dos militantes”.

Durante a oitiva, a PF chegou a questionar Heleno se ele esteve envolvido nos ataques com fogos de artifício ao STF, em junho de 2020, ao que o ministro negou relação. O general também negou quando foi indagado sobre a realização de algum tipo de orientação, apoio ou estímulo aos grupos responsáveis por ataques aos ministros da Suprema Corte e ao deputado federal Rodrigo Maia (sem partido-RJ), à época presidente da Câmara.

No final da oitiva, a delegada da PF informou ao ministro ter dados que indicam a existência de pessoas ligadas a Bolsonaro responsáveis por orientar ações virtuais, inclusive com ataques à honra, contra desafetos e opositores ao governo. Indagado, Heleno então respondeu que “tais dados não parecem ser verdadeiros”.

COM A PALAVRA, O GENERAL AUGUSTO HELENO

A reportagem entrou em contato com o general Augusto Heleno para comentar o depoimento e aguarda resposta. O espaço está aberto para manifestação.

Estadão  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf