Marqueteiros propõe a Bolsonaro plano por vaga no segundo turno
Foto: Alan Santos / Presidência da República
Depois de passar as últimas semanas consultando marqueteiros e estudando os dados das pesquisas qualitativas encomendadas pelo governo, os estrategistas de campanha de Jair Bolsonaro chegaram a um consenso em torno do que é preciso fazer a seguir para tirar Bolsonaro do corner nas pesquisas de intenção de voto e levá-lo até o segundo turno.
Todos concordam que as baterias devem estar voltadas para reduzir os índices de rejeição de Bolsonaro, que hoje varia em torno dos 60%, de acordo com os levantamentos mais recentes do Datafolha e do Ipespe.
Os marqueteiros ouvidos – entre eles Duda Lima, do PL, e Paulo Moura, trazido pelo ministro do Turismo, Gilson Machado – apostam que é possível reduzir essa rejeição de modo a reconquistar uma parte dos votos que Bolsonaro perdeu nos últimos tempos.
Mas, para isso, será preciso tirar o foco da comunicação bolsonarista das polêmicas em torno da figura do presidente e concentrar o discurso nos feitos do governo.
Foi o que admitiu Flavio Bolsonaro em sua entrevista ao Globo, ao dizer que “nas pesquisas que fazemos, observamos que muita gente não tem conhecimento das coisas boas que o presidente Bolsonaro fez, muito em função da nossa deficiência na hora de comunicar.”
Aliados do presidente dizem que, nas rodadas de pesquisas qualitativas, uma parte dos eleitores que diziam não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, por razões como sua atitude na pandemia e o discurso anti vacina, passava a responder que sim depois de exposta a realizações do governo como privatizações de rodovias, portos e aeroportos.
Por isso a ordem é inundar os canais de comunicação oficial, o WhatsApp e o Telegram com vídeos e memes focando nesses “feitos”.
Até Bolsonaro foi orientado a escolher as brigas em que possa falar do que fez ao invés de apenas atacar pessoas ou governos. Aliados dizem que o presidente foi sensível a essa sugestão. A única coisa que ele não admite fazer ainda é se vacinar.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf