Marqueteiros propõe a Bolsonaro plano por vaga no segundo turno

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Foto: Alan Santos / Presidência da República

Depois de passar as últimas semanas consultando marqueteiros e estudando os dados das pesquisas qualitativas encomendadas pelo governo, os estrategistas de campanha de Jair Bolsonaro chegaram a um consenso em torno do que é preciso fazer a seguir para tirar Bolsonaro do corner nas pesquisas de intenção de voto e levá-lo até o segundo turno.

Todos concordam que as baterias devem estar voltadas para reduzir os índices de rejeição de Bolsonaro, que hoje varia em torno dos 60%, de acordo com os levantamentos mais recentes do Datafolha e do Ipespe.

Os marqueteiros ouvidos – entre eles Duda Lima, do PL, e Paulo Moura, trazido pelo ministro do Turismo, Gilson Machado – apostam que é possível reduzir essa rejeição de modo a reconquistar uma parte dos votos que Bolsonaro perdeu nos últimos tempos.

Mas, para isso, será preciso tirar o foco da comunicação bolsonarista das polêmicas em torno da figura do presidente e concentrar o discurso nos feitos do governo.

Foi o que admitiu Flavio Bolsonaro em sua entrevista ao Globo, ao dizer que “nas pesquisas que fazemos, observamos que muita gente não tem conhecimento das coisas boas que o presidente Bolsonaro fez, muito em função da nossa deficiência na hora de comunicar.”

Aliados do presidente dizem que, nas rodadas de pesquisas qualitativas, uma parte dos eleitores que diziam não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, por razões como sua atitude na pandemia e o discurso anti vacina, passava a responder que sim depois de exposta a realizações do governo como privatizações de rodovias, portos e aeroportos.

Por isso a ordem é inundar os canais de comunicação oficial, o WhatsApp e o Telegram com vídeos e memes focando nesses “feitos”.

Até Bolsonaro foi orientado a escolher as brigas em que possa falar do que fez ao invés de apenas atacar pessoas ou governos. Aliados dizem que o presidente foi sensível a essa sugestão. A única coisa que ele não admite fazer ainda é se vacinar.

O Globo

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