Na Rússia, Bolsonaro tem que homenagear comunistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MAXIM SHEMETOV / POOL / AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou nesta quarta-feira 16 a sua visita oficial à Rússia e, cumprindo o protocolo do país, participou da cerimônia que levou uma coroa de flores até o Túmulo do Soldado Desconhecido, monumento que celebra as vitórias da União Soviética.

No túmulo repousam restos mortais de soldados comunistas que defenderam Moscou contra o exército nazista, de Adolf Hitler. O local celebra a vitória da URSS contra a tentativa de invasão do regime nazista aos territórios russos.

No país, que vive tensões em meio ao conflito com a Ucrânia, Bolsonaro terá que conviver com os símbolos do comunismo, exibidos em centenas de locais públicos e oficiais. No Brasil, o ex-capitão é ferrenho opositor aos símbolos do regime e constantemente alega estar travando uma luta contra ‘essa ameaça’, que não encontra qualquer indício fora dos discursos do presidente.

Antes de ir à Rússia para ‘homenagear os comunistas’, apoiadores do presidente no cercadinho do Alvorada chegaram a questionar Bolsonaro sobre o tema. Em tom de preocupação, um eleitor perguntou se Vladimir Putin era conservador. Na ocasião, Bolsonaro respondeu que sim.

O presidente russo, de fato, não é exatamente um comunista, mas cultua parte dos símbolos do regime. Afastado ideologicamente, o líder do país mantém um apreço pela memória da guerra e seus aspectos heroicos, postura semelhante à de boa parte da população local. O período das repúblicas soviéticas marcam uma era de domínio russo na região e, portanto, suas glórias nacionais ainda são celebradas.

Bolsonaro, que vem sendo obrigado a seguir um rigoroso protocolo de segurança sanitária, encontrará Putin ainda nesta quarta-feira. A agenda, segundo informações oficiais divulgadas até o momento, será centrada nas relações comerciais que o Brasil mantém com a Rússia. O Brasil não é um dos que dialogam sobre o conflito na região e, na terça-feira, reforçou os laços diplomáticos com a Ucrânia, atual nação adversária de Putin.

Carta Capital 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf