Pesquisa mostra Lula mais forte que em 2002 e 2006

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fernando Bizerra Jr./EFE

As intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registradas pela pesquisa Genial/Quaest estão acima do patamar de votação do petista nas eleições em que ele venceu, em 2002 e em 2006. Segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 9, Lula tem 46% das intenções de voto no primeiro turno, considerando brancos e nulos.

O valor é maior do que o percentual recebido pelo petista nas eleições de 2002 e 2006. Na primeira eleição que venceu, Lula recebeu 41% dos votos em primeiro turno, considerando o total de eleitores que participaram daquela eleição. Em sua reeleição quatro anos depois, Lula recebeu 44% dos votos nas mesmas condições — ou seja, considerando votos brancos e nulos.

Se a eleição fosse hoje, considerando apenas os votos válidos (que são os que contam para a apuração do resultado), Lula estaria eleito em primeiro turno, já que teria mais da metade das intenções de voto, descontados brancos, nulos e indecisos. Nas duas eleições que venceu, Lula enfrentou um segundo turno contra José Serra (em 2002) e Geraldo Alckmin (2006).

A migração prematura de votos úteis para o petista pode estar entre as explicações para o impressionante desempenho de Lula versão 2022. Os números das pesquisas recentes mostram que Lula vem sendo o destinatário de boa parte do voto anti-Bolsonaro. De acordo com a última rodada da Quaest, o petista tem uma rejeição alta (43% disseram que conhecem Lula e não votariam nele), mas ainda menor que de adversários como Bolsonaro, que lidera neste quesito (66% de rejeição).

Conta ainda a favor de Lula o fato de ter a preferência mais consolidada entre seus adversários: 74% disseram que a escolha de voto no petista é definitiva (25% disseram que podem mudar caso algo aconteça). O valor supera os 65% de definição de voto em Jair Bolsonaro (35% podem desistir de votar no capitão).

A pesquisa da Quaest ouviu 2 000 eleitores entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR–08857/2022.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf