
Planos de Ciro para Petrobras são iguais aos de Lula
Foto: Márcia Foletto / Foto de Arquivo
Ciro Gomes já tem na cartola a política de preços de reajuste dos combusíveis que a Petrobras praticará, se ele for eleito.
Pretende aposentar a política de preços instaurada ainda no governo Temer, que é a de seguir a flutuação do preço do petróleo no mercado internacional.
Em seu lugar, em resumo, fará o seguinte: o preço do combustível será definido pelo custo de produção do petróleo mais a rentabilidade média das grandes empresas petrolíferas mundiais, que é de 6,3%, segundo Ciro:
— Já a rentabilidade da Petrobras foi de 38%. Isso não tem sentido.
Ciro afirma que tudo será feito de forma transparente e já com um decreto no primeiro dia de governo. Mas que o preço dos combustíveis não cairá do dia para a noite.
Sabe, como disse às repórteres Camila Zarur e Jussara Soares no GLOBO de domingo passado, que as ações da Petrobras tomarão um tombo histórico nas bolsas. Mas diz que aproveitará a queda para aumentar a participação da União na estatal. Pelos seus planos, passaria dos atuais 50,5% das ações com direito a voto para 60% — embora ele não explique o porquê do percentual escolhido.
Ciro quer também paralisar o programa de vendas de refinarias, determinado pelo Cade em 2019. Mas não explica como fará para desautorizar uma determinação do Cade.
Em relação à BR Distribuidora (atual Vibra), Ciro diz que determinará uma auditoria para apurar se a privatização da empresa foi levisa aos cofres públicos. Ele está convencido que foi. Mas não reestatizaráa a Vibra na marra:
— Não quebrarei contratos.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf