Senadora pede que Bolsonaro vá à Rússia falar de paz

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Molina/Folhapress

Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, diz esperar que Jair Bolsonaro (PL) leve uma mensagem de pacificação em sua viagem para a Rússia, marcada para 14 de fevereiro.

O presidente brasileiro vai visitar a Rússia durante grave crise que a opõe à Ucrânia e ao Ocidente, e que gera temor de uma guerra. Como mostrou a Folha, os Estados Unidos têm pressionado o governo federal a cancelar a viagem em mais uma ação para tentar isolar o líder russo, Vladimir Putin.

“Estou sempre do lado da paz e do Brasil. Meu ponto é o meu país. Se não for pedir muito, espero que o presidente brasileiro aproveite a oportunidade da visita para levar uma mensagem de paz. E torço para que prevaleçam as tratativas diplomáticas como deseja a maioria da humanidade”, diz a senadora.

“Chefes de outros países estão visitando a Rússia, apesar do clima de tensão em relação à Ucrânia. Se, além dos interesses comerciais brasileiros, a visita do chefe de estado estiver focada na busca de alianças para favorecer acordos comerciais mais formais e sólidos, torço pelo êxito”, completa.

A crise foi desencadeada depois de o Kremlin mobilizar de 100 mil a 175 mil soldados em zonas próximas às fronteiras com a Ucrânia. Os EUA e aliados da Otan, a aliança militar ocidental, acusam Putin de preparar uma invasão do país vizinho, como fez em 2014, quando anexou a Crimeia.

Moscou, por sua vez, rejeita a expansão da Otan sobre territórios próximos à Rússia e quer a garantia de que a Ucrânia jamais fará parte do grupo. Putin nega qualquer intenção de promover uma invasão militar.

Folha  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf