Surge mais uma variante do coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: adoslav Zilinsky/GettyImages

De acordo com pesquisadores japoneses, o subtipo BA.2 da Ômicron é mais grave e mais infeccioso do que a primeira linhagem da variante. Diante dessas descobertas, os cientistas apontam que a subvariante deve ser reconhecida como cepa única de preocupação.

Publicado na última segunda (14/2) na plataforma BioRxiv, o estudo indica que a sublinhagem vai se espalhar pelo mundo mais facilmente que a Ômicron original, o que representa um risco ainda maior para a saúde global. A publicação é um pré-impressão e ainda precisa ser revisada por pares.

Com base em dados epidemiológicos de vários países, cientistas das universidades de Tóquio, Kumamoto, Hokkaido e Kyoto afirmam que a velocidade de reprodução da BA.2 é 1,4 vez maior que a verificada para a primeira linhagem da Ômicron.

Em comparação à versão original, a BA.1 apresenta mais de 50 diferenças na estrutura viral. Essa quantidade equivale a quase o dobro das mutações que existiam entre a Delta e a primeira forma de coronavírus.

Segundo a análise, é provável que a BA.1 tenha surgido antes dos demais subtipos da Ômicron. Além disso, baseando-se nos resultados, os pesquisadores sugerem que a diversificação da Ômicron ocorreu na província de Gauteng, na África do Sul.

Embora BA.1 tenha se espalhado mundialmente antes, a frequência da linhagem BA.2 aumentou e ultrapassou a subvariante original em vários países, como Filipinas, Índia, Dinamarca, Cingapura, Áustria e África do Sul.

Uma das mutações do subtipo ocorre na proteína Spike, responsável pela entrada do coronavírus nas células humanas. Essa mudança pode gerar alterações no contágio e na resistência imunológica. Para revelar as características de BA.2, os profissionais realizaram um ensaio clínico com formas do vírus e anticorpos gerados pela vacinação.

Assim como a linhagem original, a BA.2 também foi bastante resistente à proteção induzida pelas vacinas. Além disso, os dois tipos da Ômicron foram bastante resistentes aos anticorpos gerados pela contaminação da Delta e da Alfa.

“Esses dados sugerem que, semelhante ao BA.1, o BA.2 é altamente resistente aos antissoros induzidos pela vacinação e infecção com outras variantes do Sars-CoV-2”, afirma o estudo.

Para investigar a dinâmica da replicação viral de BA.2 em organismos vivos, os pesquisadores conduziram experimentos de infecção em hamsters. Eles analisaram que os contaminados com a subvariante BA.2 ficaram mais magros e com mais distúrbios respiratórios, em relação aos animais que pegaram a BA.1. Tal fato indica que a nova linhagem é mais patogênica.

No primeiro dia depois da infecção, a quantidade de vírus BA.2 nos pulmões dos hamsters foi 9,3 vezes maior, em comparação com os pulmões dos animais contaminados com a forma original.

Após três dias de contato com o coronavírus, a linhagem inicial da Ômicron atingiu o seu ápice e tinha uma quantidade 5,4 vezes maior que o novo subtipo. No quinto dia, proteínas do vírus quase desapareceram nos pulmões contaminados com BA.1, mas permaneceram nos animais infectados com BA.2.

Metrópoles  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf