Três presidentes “inauguraram” obras do Velho Chico

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

A inauguração de novos trechos da transposição do Rio São Francisco reavivou uma velha disputa pelos dividendos eleitorais do projeto bilionário. As águas do Velho Chico chegaram a pontos do Rio Grande do Norte na semana passada, o que marca a etapa final das obras. Desde 2015, vários trechos já foram inaugurados por Dilma Rousseff, Michel Temer e, agora, Jair Bolsonaro.

Nos últimos dias, o ex-presidente Lula foi às redes para reivindicar a paternidade do projeto: “Só espero que Bolsonaro, que está fazendo viagem para inaugurar o pedacinho que ele concluiu, que ele tenha a coragem de dizer ‘eu estou inaugurando aqui, mas quem começou essa obra foi o presidente Lula’”.

A mensagem gerou reações entre os defensores do governo: o deputado federal Eduardo Bolsonaro chegou a dizer que “o nordestino ainda estaria passando sede” caso Lula fosse presidente. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que a obra “não tem dono”.

Não é a primeira vez que os petistas chama atenção para seu papel no empreendimento, que teve início há mais de 12 anos. Em 2017, Dilma e Lula chegaram a fazer uma “inauguração alternativa” de obras do Eixo Leste, que já haviam sido inauguradas por Temer dias antes.

A transposição sofreu diversos atrasos ao longo de anos. O cronograma original do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previa para dezembro de 2012, ainda no primeiro mandato de Dilma, a conclusão do Eixo Norte, que teve trechos inaugurados por Bolsonaro. O orçamento inicial para a obra, em 2007, era de 5 bilhões de reais, previsão que virou cerca de 12 bilhões de reais para conclusão das obras.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf