Vídeo mostra comentarista da CNN fazendo saudação nazista
Foto: Mathilde Missioneiro /Folhapress
O Sindicato das Advogadas e Advogados de São Paulo (Sasp) acionou o Ministério Público de São Paulo solicitando a abertura de inquérito contra o ex-BBB e ex-comentarista da Jovem Pan Adrilles Jorge, demitido após ter feito uma suposta saudação nazista.
O episódio, que ocorreu na noite de terça-feira (8) durante o programa “Opinião”, foi transmitido ao vivo pelo canal de TV Jovem Pan News.
Adrilles comentava o caso do podcaster Monark, desligado do Flow Podcast depois de defender a existência de um partido nazista no Brasil, quando levantou o braço e posicionou sua mão em movimento similar ao “Sieg Heil”, saudação usada por Adolf Hitler. Ele nega qualquer alusão ao gesto e diz que apenas deu tchau.
Em ofício à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público, o Sasp afirma que atos como esse devem ser combatidos, “por menos perigosos que possam parecer”.
O presidente do sindicato, Fábio Gaspar, e o coordenador de direitos humanos do Sasp, Pedro Martinez, pedem ainda que a Jovem Pan seja investigada junto ao ex-comentarista.
“Não é possível que concessões públicas de rádio e televisão sejam palco de condutas incompatíveis com a Constituição Federal e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, promovendo discriminação e atacando direitos fundamentais”, afirmam no documento.
Ao anunciar a demissão de Adrilles, a emissora disse que repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. “Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais”, afirmou em nota.
Não sou capaz de determinar o que rolou aqui, mas vi o vídeo em baixa qualidade circulando, fui atrás do arquivo com qualidade e o apresentador William Travassos terminou o jornal com um “surreal, Adrilles” pic.twitter.com/uIOe59nlLs
— Samuel Pancher (@SamPancher) February 9, 2022
À coluna, Adrilles Jorge afirmou nesta quarta-feira (9) que está “muito magoado” com a Jovem Pan e diz ter sofrido assédio moral. Segundo Adrilles, o dono da emissora, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, telefonou depois do programa e o destratou.
“Ele disse: ‘É surreal o que você fez, uma saudação nazista. Você fez uma merda, uma imbecilidade’. Me chamou de imbecil, me assediou moralmente”, afirma o ex-apresentador. “Acho que ele não tinha tomado o Rivotril [remédio usado para tratar distúrbios de ansiedade] dele direito.”
Adrilles seguiu: “Eu disse a ele que dei apenas um tchau. Ele falou que a Jovem Pan ia perder patrocínio, anunciantes. Comunicou que eu estava suspenso.”
Depois que o telefonema foi encerrado, no entanto, Adrilles soube que na verdade estava demitido.
“Fui demitido por quê? Por que dei um tchau? Ou porque ele [Tutinha] não aguentou a pressão da turba, dos canceladores? Ele cedeu à grana, aos influenciadores, à turba sedenta de sangue.”
O ex-apresentador afirma que, “se as pessoas assistissem” ao programa “Opinião”, veriam que ele passou “meia hora atacando o nazismo” e criticando as declarações de Monark no Flow Podcast.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf