Vitória de Lula em primeiro turno muda planos de caciques políticos
Foto: Ricardo Stuckert
Figuras como Gilberto Kassab e outros chefes de partido que já estiveram no movimento antipetista no passado agora refazem as contas para decidir quando pularão no barco de Lula — a dupla conversou nesta semana novamente. A nova pesquisa Quaest, que mostra a chance de vitória do petista no primeiro turno é um termômetro.
Ainda que qualquer cenário seja distante do calor eleitoral do segundo semestre — quando o brasileiro que hoje está na luta para sobreviver vai mesmo pensar em quem votar –, a conta dos políticos é uma só.
Seria lindo aguardar o segundo turno para barganhar mais caro o apoio aos postulantes. Mas vai ter segundo turno? Lula e o petismo que sonha com Geraldo Alckmin acreditam que essa mistura de ex-tucano com petista ganha a eleição no primeiro turno.
É fato que o vencedor da eleição vai precisar formar uma base partidária sólida no Congresso para governar. Nesse cenário, figuras como Kassab estando ou não com Lula no primeiro turno, terão espaço no futuro governo. A questão é que tipo de espaço. A primeira fileira de toda gestão costuma ser reservada aos aliados de primeira hora. Os retardatários comem frio.
Essa decisão sobre abandonar o discurso da terceira via e pular no barco petista contra tudo o que está aí no Planalto é o que desafia a cabeça de caciques como Kassab.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf