Caminhoneiros querem ter um candidato por Estado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Douglas Magno/O Tempo/Estadão Conteúdo

Caminhoneiros cruzaram os braços por dez dias em junho de 2018 para protestar sobre tabelamento de frete e preço dos combustíveis. Como consequência, o país que se desenvolve pela malha rodoviária enfrentou dias de desabastecimento, repique de inflação e novas vozes influentes. O apoio dos caminhoneiros ao presidente Jair Bolsonaro em 2018 foi um dos pontos mais usados na campanha do capitão.

Quatro anos depois, a relação entre o presidente e a categoria não é mais a mesma e os caminhoneiros se articulam para conseguir uma bancada própria no Congresso. “Muita gente aí se elegeu com apoio dos caminhoneiros, mas esqueceu disso. Esse ano teremos mais caminhoneiros candidatos estados para representar nossos interesses”, afirma Nereu Crispim (União-RS), presidente da Frente Parlamentar dos Caminhoneiros.

Segundo Crispim, a categoria vem fazendo encontros nas capitais brasileiras para articular lideranças que possam se lançar candidatas a cargos legislativos tanto federais quanto estaduais. A intenção é tentar lançar ao menos um candidato por estado, o que o deputado não sabe se será viável, mas já há chapas articuladas em pelo menos 10. “São 2 milhões de caminhoneiros no Brasil, temos força de representação”.

Veja