FHC quer que PSDB respeite as prévias
Foto: Caio Guatelli/VEJA
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso mandou um recado nesta segunda-feira, 28, àqueles que relativizam as prévias feitas pelo PSDB que apontaram o governador de São Paulo, João Doria, como candidato a presidente da República.
“As prévias do PSDB foram realizadas democraticamente. Assim sendo, penso que devem ser respeitadas”, postou no Twiitter.
As prévias do PSDB foram realizadas democraticamente.
Assim sendo, penso que devem ser respeitadas.— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) March 28, 2022
A mensagem foi publicada no mesmo dia em que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deverá anunciar que irá ficar no PSDB. Ele tinha convite para ir para o PSD e disputar a Presidência da República pela legenda.
Alguns líderes do PSDB que são desafetos de Doria vêm dizendo que a vitória nas prévias não é garantia de que o governador paulista será o candidato. O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), por exemplo, afirmou claramente que o candidato da sigla só será decidido na convenção nacional.
Uma ala do PSDB trabalha com a hipótese de tirar Doria do páreo e, com Eduardo Leite, negociar uma aliança com União Brasil e MDB para o lançamento de uma candidatura única à Presidência.