Noruega investe em força militar contra Rússia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Geir Olsen/NTB/AFP

O governo norueguês anunciou nesta sexta-feira (18) que vai desbloquear 3 bilhões de coroas (mais de R$ 1,7 bilhão) neste ano para reforçar sua presença militar na região norte do país, próximo à fronteira com a Rússia.

“Ainda que um ataque russo à Noruega seja improvável, temos que estar conscientes de que temos um vizinho ao leste que se tornou mais perigoso e mais imprevisível”, afirmou o ministro da Defesa, Odd Roger Enoksen, em entrevista a jornalistas.

Este investimento servirá para aumentar a presença da Marinha ao norte, intensificar o treinamento de soldados da ativa e da reserva e aumentar o armazenamento de munição, combustíveis e outros materiais estratégicos.

O dinheiro também será usado para melhorar a capacidade de acolhida de tropas aliadas e reforçar a ciberdefesa e o serviço de Inteligência.

A Noruega, país membro da Otan (aliança militar ocidental), compartilha 196 quilômetros de fronteira terrestre com a Rússia no Ártico, além de uma imensa fronteira marítima no mar de Barents.

Folha